Procon de Feira já atendeu mais de 2 mil pessoas até março; Embasa e Coelba lideram reclamações

GeralPROCON Feira

Procon de Feira já atendeu mais de 2 mil pessoas até março; Embasa e Coelba lideram reclamações

 Lorena Peixoto esclareceu, no entanto, que o papel da OAB junto às operações do Procon é de caráter educativo e não punitivo.

Crédito: Divulgação
O Superintendência de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) já atendeu 2.074 pessoas entre os dias 6 de janeiro e 31 de março desde ano, em sua sede, localizada à Rua Castro Alves, número 635, no centro comercial do município. Deste total, mais de 600 pessoas tiveram suas situações resolvidas. Além disso, foram realizadas 631 audiências públicas, das quais 143 foram solucionados. Segundo o Procon, as empresas que continuam liderando o ranking de reclamações são Embasa (298 queixas), Coelba (179) e a empresa de telefonia Claro (59).

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, o órgão desenvolve várias ações, desde o momento do atendimento, as audiências de conciliação até as fiscalizações de campo, que apuram além das denúncias que são feitas. E agora se fortalece ainda mais através do Termo de Cooperação Técnica firmado no dia 24 de março com a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Feira.

Esta parceria, segundo o superintendente do Procon, representa um marco histórico para o município, além de ser um ato pioneiro no estado da Bahia.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Esse é um marco importante porque foi firmado um termo de cooperação técnica entre a prefeitura de Feira de Santana, através do Procon, que é a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor e a subsecção da OAB Bahia em Feira, através da Comissão de Direitos do Consumidor. A importância ela se faz notar porque agora vai haver um reforço, essa parceria fará com que haja uma ação mais agregada", observou Carvalho, em entrevista ao Folha do Estado.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

 Ele destacou que os advogados da comissão da OAB estarão envolvidos em todas as ações realizadas pelo Procon em Feira, reforçando a conscientização em torno da defesa dos consumidores.

"E agora a OAB entra integrando esse time. A OAB irá participar conosco das ações de fiscalização, dos momentos de reciclagem e capacitação de pessoal, de campanhas educativas em relação ao Código de Defesa do Consumidor, e também de eventos institucionais. Em Setembro vamos realizar um grande evento em Feira de Santana em parceria com a OAB. Com essa parceria o Procon sai fortalecido, bem como o consumidor feirense, porque o trabalho será ampliado", destacou.

Foto: DIvulgação

A presidente da OAB Feira, Lorena Peixoto, salientou em entrevista ao Folha do Estado, que a proposta desta parceria surgiu para conter situações abusivas, que tem sido observadas pela instituição.

"Os consumidores encontram-se em um contexto de total vulnerabilidade, e queremos levar a informação, inclusive através do nosso projeto OAB nas Escolas, nas Faculdades, para além disso, falar dos nossos direitos e situações tidas como abusivas. Esse é o nosso papel enquanto instituição social."

Lorena Peixoto esclareceu, no entanto, que o papel da OAB junto às operações do Procon é de caráter educativo e não punitivo.

"O Procon tem o papel de fiscalizar e emitir o auto de infração, em caso de irregularidades do estabelecimento, e a OAB, através das suas comissões, levará informação, orientando e fazendo conscientizações para que justamente não venham acontecer novas violações de direitos. O objetivo da OAB não é punir, não temos poder de polícia, mas somos um órgão que também zela pela sociedade."

Lembrando que o atendimento do órgão de proteção ao consumidor é totalmente gratuito e pode ser agendado presencialmente ou pelo aplicativo "Procon Feira de Santana", disponível nas plataformas Android e iOS. O telefone do Procon é o (75) 3603-2800. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/