Pacientes reclamam de horário reduzido de funcionamento e maus-tratos no PSF do SIM
Os funcionários da unidade de saúde se recusaram a dar entrevista
Pacientes do Posto de Saúde da Família, do bairro Sim, em Feira de Santana, reclamam do horário reduzido do funcionamento da unidade, da demora para conseguir acessar os serviços de saúde e do estado das vias de acesso ao local.
A moradora da localidade, Heloizete Ribeiro, diz que, por volta de 15h, foi à unidade para atualizar seu esquema vacinal, principalmente, com reforço da vacina contra o vírus da influenza, mas assim como outras pessoas, recebeu negativa dos funcionários da instituição. "Eu cheguei às 15 horas e logo fui maltratada. A funcionária disse que eu deveria voltar no dia seguinte pela manhã, pois aquele posto só funcionava até as 15h. Falou de forma grosseira. Eu argumentei que a prefeitura anunciou os horários da vacinação na TV, onde dizia que o funcionamento normal era até as 16 horas e o estendido, por conta do dia D da Campanha (na quinta, sexta e sábado) até as 18h. Mas, ela disse que lá quem mandava no horário de funcionamento eram eles. Assim como eu, muita gente foi dispensada, ficou sem atendimento e nem, ao menos, uma explicação", denuncia.Já o morador, Ricardo Gusmão, que diz frequentar a unidade de saúde há muitos anos, diz que a culpa da insatisfação dos pacientes é do poder público. "As pessoas esquecem que o 'Sim' é uma comunidade grande, vem crescendo muito. Temos um Posto de Saúde que não está bem localizado, as vias para chegar ao local causam transtornos. Tem um quadro de funcionários reduzido para dar conta de atender muita gente. Na maioria das vezes, uma enfermeira para atender ao médico, preventivo, todo mundo. A queixa das pessoas tem que ser para a prefeitura e não para os funcionários, pois eles não tratam mal. Deve ser com a Secretaria de Saúde, com a prefeitura que não dá o suporte. Eu já estive aqui com funcionários que estavam em greve por falta de pagamento. Eu não posso me aborrecer com eles. Não é o Posto do Sim que está com problemas e sim todos em geral. Há uma insatisfação popular que é descontada, infelizmente, no funcionário", diz.
A equipe de reportagem do Folha do Estado procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o caso, mas de acordo com servidores, a secretária, Cristiane Campos, estava em Salvador, em uma reunião. Os funcionários da unidade de saúde se recusaram a dar entrevista.
Dia D é cancelado pelas chuvas
Através de nota, a SMS, avisou que, devido às chuvas que vêm caindo, em Feira de Santana, o "Dia D de vacinação" contra a gripe Influenza e covid-19, que seria realizado neste sábado (27), foi cancelado. Apesar disso, a vacinação continua normalmente de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) em horário normal de atendimento. Durante o Dia D, as vacinas contra a Influenza e a bivalente contra a covid-19 seriam aplicadas em todas as 104 salas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.