Nova Coordenadora do Samu de Feira promete construir uma nova história no serviço

GeralNova coordenação

Nova Coordenadora do Samu de Feira promete construir uma nova história no serviço

Rita destaca o grande potencial do Samu de Feira de Santana 

Foto: Mário Sepulveda
Feira de Santana Notícias 24h - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tem nova direção. A enfermeira intervencionista Rita de Oliveira Lima, 52 anos, assume a coordenação do órgão em Feira de Santana e fala ao Jornal Folha do Estado sobre suas perspectivas para a gestão do serviço.

Formada em enfermagem pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS) e com pós-graduação na área, Rita Lima carrega 30 anos de experiência na enfermagem, com uma trajetória consolidada no atendimento emergencial.

"Rita Lima é uma mulher que veio de escola pública, formada pela UEFS, enfermeira por formação, pós graduada. Trabalho na enfermagem há 30 anos, sempre fui enfermeira da assistência emergencista, já coordenei alguns hospitais, unidades de saúde, sou casada há 33 anos, mãe de dois filhos e hoje estamos aqui para contribuir com o Samu".


📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H:Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp


Rita destaca o grande potencial do Samu de Feira de Santana, ao mesmo tempo em que reconhece as fragilidades e desafios do serviço.

"Como enfermeira da assistência do Samu há 20 anos, tripulando as ambulâncias, salvando vidas e agora estamos na gestão. Conheço as fragilidades do serviço, as necessidades e o lado bom e o grande potencial que têm. O secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Matos, juntamente com o prefeito José Ronaldo, confiaram a mim essa desafiadora missão e estou aqui para contribuir, dando o meu melhor. O Samu tem grande potencial para continuar prestando assistência de qualidade com competência técnica, com resolutividade para a população. Não podemos esquecer que também temos a população externa que é a comunidade e a população interna são os trabalhadores que precisam também serem acolhidos e precisamos humanizá-los. Estamos aqui para tentar construir uma nova história no Samu de Feira. A gestão anterior deixou um legado muito bom, com muita competência, compromisso e agora vamos fazer a nossa história", diz.

Ressignificar

A nova coordenadora ressalta a importância de integrar não apenas a comunidade, mas também os profissionais que fazem o serviço acontecer e lançar, assim, um olhar mais cuidadoso, para aqueles que prestam assistência à população. "Estamos aqui também para mudar a cara do Samu de Feira. A comunidade precisa e vai continuar sempre sendo bem acolhida, bem assistida, porém a população interna também precisa de um olhar mais cuidadoso, precisamos cuidar do cuidador."

Quantitativo de ambulâncias

"Cheguei agora, estou fazendo reconhecimento do campo, vamos fazer um planejamento estratégico para depois partir para o tático e operacional e os gestores municipais estarão juntos comigo nesse caminhar e vamos tentar resolver junto ao Ministério da Saúde. Temos que andar alinhados com o sistema e a atual gestão está incumbida e preocupada, trabalhando muito para que tudo aconteça a contento, mas tem coisa que a gente vai precisar aguardar porque depende de uma gestão superior, mas juntos, conversando, dialogando e mostrando a realidade a gente vai fazer. Nem tudo depende de mim, mas o que depender, estarei lutando, cobrando, trabalhando para que aconteça".

Sobre a gestão anterior, Rita reconheceu o legado deixado, destacando o compromisso e a competência da equipe que a antecedeu, mas pretende criar uma nova história. "A gestão anterior fez um excelente trabalho e deixou um legado importante. Agora, o nosso objetivo é construir uma nova história e melhorar cada vez mais o atendimento à população de Feira de Santana", concluiu a coordenadora.

Com o compromisso de fortalecer a qualidade do atendimento e o cuidado com os trabalhadores do serviço, Rita Lima ressalta que segue com a missão de transformar o Samu de Feira em referência no atendimento emergencial "A nossa gestão está incumbida e preocupada, trabalhando muito para que tudo aconteça a contento. Juntos, conversando, dialogando, mostrando a real necessidade, a gente vai tentar e o que depender de mim, estaremos lutando, cobrando e trabalhando para que aconteça". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 11 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/