Mulheres rompem barreiras e conquistam espaço no serviço público de Feira de Santana
Elas representam 77% dos servidores ativos e inativos da Prefeitura
Joanas, Antônias, Marias e Renatas. Elas ocupam diferentes funções, sabem impor respeito e não temem os desafios. Estão preparadas para qualquer circunstância e com elas não têm essa "de sexo frágil". São motoristas, guardas municipais, professoras, médicas, agentes de limpeza, recepcionistas, jornalistas, policiais, advogadas e agentes de trânsito.
Na Prefeitura de Feira de Santana, as mulheres representam 77% dos seus funcionários ativos e inativos, entre efetivos, ocupantes de cargos de confiança, aposentados, pensionistas, Reda, estagiários. São 8.078 mulheres.
Neste Dia Internacional da Mulher, esta quarta-feira (8), os números revelam uma realidade que atravessa a administração pública e está presente em todos os segmentos da sociedade: a cada dia as mulheres têm rompido as barreiras e conquistando seu espaço no mercado de trabalho.
Há seis anos, Luzia Santos, 54, atua na fiscalização e no ordenamento do trânsito nas ruas do centro da cidade. Diz que nunca sofreu qualquer tipo de preconceito na função de agente de trânsito. Pelo contrário, sempre foi respeitada pelos colegas e a sociedade. "Nunca sofri qualquer tipo de constrangimento na profissão que escolhi".
É o caso de Gerusa Santana que ingressou na Polícia Militar em 1996. Ela foi da primeira turma de polícia feminina do interior. Neste período foi soldado, sargento, subtenente e, agora, tenente.
"Busquei fazer carreira na polícia, conquistando o meu espaço. Nunca sofri preconceito por ser mulher, sempre fui respeitada entre os meus colegas. Na Polícia Militar todos têm os mesmos direitos", conta. Gerusa diz ainda que sempre buscou ser exemplo "conquistando meus objetivos de vida".
Recepcionista na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Adevani Correia da Silva, é quem dá as boas-vindas a funcionários e visitantes que chegam no órgão municipal. Protocola ofícios, atende telefonemas e auxilia na logística da Secom. "É uma rotina prazerosa. A cada dia uma satisfação diferente, além de ser oportunidade para criar vínculos e conhecer novas pessoas".
Advogada e nutricionista por formação, a secretária de Habitação do município, Cíntia Machado, está na função pública há 20 anos. Foi também vereadora por quatro mandatos. "A cada dia é um desafio. Lidamos com pessoas que buscam na administração pública respostas para suas demandas e necessidades. Estamos que estar preparados para dar o nosso melhor", afirma.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.