Ponto e Vírgula 24/12/2024

Ponto e Vírgula 24/12/2024

Sobe - O verso musicado e cada vez mais atual do poeta feirense, Carlos Pita: "Todos os caminhos levam a Feira de Santana. O bem o e mal, passa em Feira de Santana..." 

Desce - Policial federal por ter sido preso durante a operação Overclean que investiga organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Quilombola 

O presidente Lula (PT) desapropriou quatro áreas nos estados da Bahia e de Sergipe. O objetivo é regularização de territórios quilombolas que ocupam esses terrenos. A área total no estado baiano é de 907 hectares. Os decretos de desapropriação foram publicados ontem (23) no Diário Oficial da União. O decreto determina a declaração de interesse social, para fins de desapropriação, dos imóveis rurais abrangidos pelo território quilombola de Caonge, Dendê, Engenho da Praia, Engenho da Ponte e Calembá, localizados no município de Cachoeira.

O vereador e o Rei do Lixo 

O vereador de Salvador, Kiki Bispo (União Brasil), que aparece em planilhas e anotações analisadas sob suspeita de contabilidade de propina na operação Overclean homenageou a desembargadora Daniele Maranhão Costa. A informação é de uma matéria do Metrópoles. O edil reeleito em 2024, entregou a medalha de cidadã soteropolitana no ano de 2019 para a desembargadora do Tribunal Regional Federação da 1ª Região. Na última quinta-feira (19), Daniele Maranhão concedeu um habeas corpus e colocou em liberdade o empresário José Marcos de Moura, conhecido como "Rei do Lixo", na Bahia. Ele é apontado como um dos líderes do esquema investigado na operação.

Lula e Lira 

Prestes a deixar a presidência da Câmara após quatro anos no cargo, Arthur Lira (PP-AL) já teve conversas com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre seu futuro político. De acordo com interlocutores de Lira, em uma conversa recente, o mandatário do Brasil questionou o que o presidente da Câmara pretende fazer após deixar cargo, em fevereiro de 2025. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles. 

Caso Marielle 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão dos acusados de atuarem como mandantes no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A decisão foi assinada no sábado (21) e divulgada ontem (23). Moraes manteve a prisão preventiva do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, do deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, e do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. Eles estão presos desde março deste ano em presídios federais. 

Dino e as emendas 

Deputados e senadores planejam uma reação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que voltou a suspender as emendas parlamentares de comissão. O senador Angelo Coronel (PSD), relator do Orçamento de 2025, se disse surpreso com a determinação. Ele afirma que a ação "prejudica o Parlamento", afeta a relação entre os Poderes e pode atrasar a votação da peça, que pode ficar só para o final de fevereiro ou o início de março. A decisão de Dino afeta um grupo de 17 líderes de bancadas da Câmara. Eles apresentaram um ofício no qual apadrinham os R$ 4,2 bilhões em indicações de emendas de comissão. Esse ofício viola decisão do STF. Procurado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que não irá se pronunciar. 

Saúde do presidente 

Um dos políticos mais próximos de Lula (PT), o senador Jaques Wagner (PT-BA) minimiza os possíveis impactos eleitorais de episódios relacionados à saúde do presidente e diz que essa questão "não será uma variável" para definir uma candidatura em 2026. "Será uma decisão pessoal dele", afirma, em entrevista à Folha. Embora seja um firme defensor da renovação em seu partido, o político baiano mantém a candidatura de Lula como plano A. "No quadro de hoje, o candidato é ele." 

PF preso 

Um dos presos ontem (23) na segunda fase da operação Overclean é o policial federal Rogério Magno de Almeida Medeiros, que já foi superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSPBA) durante as administrações dos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa _ ambos do PT. Além dele, também foram presos o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro Neto, o secretário de mobilidade de Lauro de Freitas e ex-chefe de gabinete da prefeitura de Vitória da Conquista, Lucas Dias, e Carlos André, que é apontado como um operador do grupo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/