Fundação Hospitalar abre atividades da campanha Novembro Azul
Somente neste ano, foram diagnosticados 152 novos casos de câncer de próstata no CMPC
Feira de Santana Notícias 24h - Nesta terça-feira (5), a Fundação Hospitalar deu início à campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da saúde. A abertura do evento ocorreu no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC).
A diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, ressaltou que, somente neste ano, foram diagnosticados 152 novos casos de câncer de próstata no CMPC. Nos últimos seis anos, esse número ultrapassou 700 casos.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Todas as unidades da Fundação Hospitalar estarão agendando exames de PSA, ultrassonografia de próstata, biópsias e consultas com urologistas. É essencial que os homens compareçam, pois a detecção precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento", assegura.
O aposentado João Pereira compartilhou sua experiência, admitindo que nunca havia feito o exame de toque retal, necessário para o diagnóstico precoce da doença. "Eu tinha medo e vergonha. Foram minha filha e minha neta que me incentivaram a realizar o exame", relatou.
O urologista Antônio Carlos reforçou a importância da prevenção. "O câncer de próstata tem alta incidência no Brasil. Por isso, o rastreamento anual é necessário, especialmente para homens com fatores de risco, a exemplo de histórico familiar positivo, a partir dos 45 anos. Para os demais, o acompanhamento deve começar aos 50 anos", explica.
Os exames podem ser agendados no CMPC, localizado na Rua Barão do Rio Branco, de 8h às 12h. É fundamental apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.