Fiscais fazem blitz nos cemitérios de Feira de Santana contra trabalho infantil

Geral Saiba mais

Fiscais fazem blitz nos cemitérios de Feira de Santana contra trabalho infantil

Servidores do Ministério do Trabalho realizaram rondas nos cemitérios da cidade

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Os cemitérios de Feira de Santana recebem um grande fluxo no feriado do Dia de Finados, nesta quinta-feira (2). Amigos e familiares homenageiam entes queridos que já partiram, em missas, celebrações e orações ao longo do dia. Entre as tradições da data, a arrumação e limpeza dos túmulos movimentam a economia, porém muitas crianças realizam as atividades mesmo de forma irregular. Para reprimir a prática, fiscais do Ministério do Trabalho realizaram rondas nos cemitérios da cidade.

O fiscal federal do Ministério do Trabalho, Gilney Esperidião, conta como a operação está sendo feita e diz que aconteceram vários flagrantes. "Estamos fazendo um trabalho de afastamento de menores que vêm para trabalhar nos cemitérios, pois, além de ser proibido, esta é uma atividade insalubre, a área de cemitério existe risco de contaminação biológica. Então começamos o trabalho de prevenção e impedimento em todos os cemitérios. Conseguimos flagrar alguns menores e fizemos o termo de afastamento de acordo com o que a lei determina. Orientamos aos maiores que não venham acompanhados de menores", recomenda.

Alícia Silva, administradora de um tradicional cemitério da cidade, diz que infelizmente o trabalho de menores na limpeza das covas, já é tradição local. "Geralmente nossos portões já são 100% abertos ao público de domingo a domingo, mas abrimos a partir das 8h e neste Dia de Finados, especialmente, abriremos das 7h até as 16h30, teremos 3 celebrações às 8h, 10h e 16h. A limpeza dos túmulos, inclusive, feita por menores, já é uma tradição. Infelizmente é bem difícil lidar com esse público, eles justificam coisas infundadas. Conversamos com a pessoa maior de idade que está acompanhando, mas eles não respeitam e são difíceis de lidar. Recebemos uma notificação, trouxemos o profissional para ver que a gente troca informações, conversamos com familiares, espalhamos informações pelo cemitério, porém a resistência parte da própria família. Eles estão conversando, acompanhando tentando amenizar, mas quando o policiamento for embora, eles retornam novamente, não tem como fazer nada".

SERVÇOS

Entre as funções mais encontradas estão aqueles que fazem a limpeza dos túmulos. "O trabalho está bom, não fecharam a água, está dando tudo certo. Achei certo proibir que crianças pequenas trabalhem nisso, somente deixar os meninos mais velhos, os preços variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 por limpeza, dependendo do tamanho do túmulo", diz o coveiro Fernando Ribeiro.

Já Luiz Augusto oferece aos familiares que visitam túmulos de seus entes um serviço mais elaborado. "Eu trabalho com lavagem de túmulos e pintura. Estou desde segunda-feira trabalhando, mas o dia certo de movimento mesmo é no próprio dia 2. Quando o túmulo está preservado, o custo é menor, mas quando está muito estragado, danificado, cobramos um pouco mais", detalha.

Rolemberg Rocha se antecipou e mandou dar uma geral um pouco antes, no túmulo do seu familiar. "Mandamos limpar porque estava bastante empoeirado, para deixar arrumadinho para a data. A área dos corredores do cemitério está organizada, mas eles deveriam cuidar também dos outros locais", sugere. A comerciante de flores artificiais, Gisélia Maria Santos, explica o porquê o produto sintético é mais recomendado para o enfeite dos túmulos. "Temos aqui flores de 5, 15 e 20 reais. Não podemos trabalhar com flores por causa da dengue, então depois que proibiram, a gente trabalha com essa que tem mais facilidade. Vendemos de todas as formas, as pessoas que não querem comprar os arranjos, levam só as flores. Vendemos também velas e fósforos", conta.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/