Feira de Santana entre as 50 cidades com atratividade cultural maior que a esperada
Dados são do IBGE
Segundo dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2009-2020, divulgados nesta quarta-feira (8), em 2018, Feira de Santana, no sertão baiano, era o 32º município do Brasil com atratividade para a cultura maior que a esperada.
De acordo com o IBGE, essas cidades fogem à regra de que quanto maior o número de pessoas ocupadas em atividades econômicas ligadas à cultura, maior a atração de população de outros municípios que se deslocam buscando atividades culturais.
A Bahia possuía 26 municípios com atratividade para a cultura maior que a esperada, sendo o terceiro estado com mais cidades nesse ranking, atrás de Minas Gerais (37) e São Paulo (36). E Salvador é a terceira cidade do país com a atratividade para cultura maior do que a esperada, abaixo apenas de Belém/PA e Porto Alegre/RS.
O estado ainda tem outros municípios entre os 50 maiores do país nesse indicador como Vitória da Conquista (16º) e Ilhéus (47º).
Atratatividade especifica
Em 2018, Porto Seguro, no Sul da Bahia, era o 8º município brasileiro com maior atratividade específica para questões culturais.
Segundo o IBGE, municípios com alta atratividade específica para atividades culturais têm nessas atividades a principal ou uma das principais motivações para atrair deslocamentos de moradores de outros lugares, sendo a cultura parte importante do papel desses municípios no conjunto da rede urbana.
Os dados são da pesquisa sobre Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE, que, em 2018, investigou para onde a população de cada município brasileiro se dirigia em busca de "shows, festas, festivais, cinemas, teatros, museus e outras atividades culturais".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.