Feira da Estação Nova recebe mutirão de limpeza e terá contêiner para descarte de cocos

GeralMutirão

Feira da Estação Nova recebe mutirão de limpeza e terá contêiner para descarte de cocos

O objetivo é tornar o ambiente mais agradável e limpo tanto para comerciantes e consumidores. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), em parceria com a de Agricultura e Recursos Hídricos, realizou um mutirão de limpeza e retirada de equipamentos quebrados ou em desuso na área da Feira do bairro Estação Nova, em Feira de Santana.

O secretário da Sesp, Justiniano França, destacou que a solicitação foi feita pelo prefeito José Ronaldo, após uma visita ao local, no último domingo (9). O objetivo é tornar o ambiente mais agradável e limpo tanto para comerciantes e consumidores.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"O prefeito José Ronaldo esteve aqui no domingo e rodou toda a região. Ele solicitou logo na segunda-feira, na Secretaria de Serviços Públicos e na de Agricultura, para que fizéssemos um grande faxinaço. Estamos fazendo a lavagem do mercado de carnes, a área da feira, estamos com o Bota Fora retirando todo tipo de madeira, utensílios em desuso, acumulados ao longo dos anos, retiramos entulhos e estamos fazendo a capinação, em toda a região da feira", explicou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H:Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Descarte do cocos

Segundo o secretário, outro projeto que já está em andamento na Feirinha da Estação Nova é o descarte correto dos resíduos dos cocos comercializados no local.
Foto: Mário Sepulveda/ FE
"Já avançamos bem na reunião com eles, e aqui na Feirinha da Estação vamos colocar um contêiner, cujo pagamento será de responsabilidade de quem comercializa o coco, e o município vai ficar apenas com o descarte final para o aterro sanitário", observou.

O secretário Silvaney Araújo, da Seagre, também acompanhou de perto o mutirão de limpeza, e salientou que durante toda essa semana será feita a limpeza do local. Em seguida, a ação será realizada na feira da Cidade Nova.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

 "Vamos realizar esta ação durante esta semana de limpeza, tirando algumas barracas que estão quebradas, fazendo a coleta do lixo e ordenando, dando o zelo que a feira merece, pois está na cultura de Feira de Santana comprar nas feiras livres. Vai ser colocado o contêiner para fazer a coleta das cascas de coco, com um custo de R$ 2 mil, que será dividido entre os vendedores", explicou.


Ele observou que o consumo do coco gera resíduos de forma significativa, na feira da estação, e o projeto fará com que o ambiente fique mais ordenado.

"A gente buscou uma solução para manter o espaço limpo. Eles irão jogar o coco nesse contêiner e será coletado pela empresa da coleta. Essa parceria com o pessoal do coco vai proporcionar um local mais agradável, que possa atrair mais clientes e fazer um comércio com mais qualidade e limpeza."
Foto: Mário Sepulveda/ FE

A vendedora Ana Maria considerou positiva a iniciativa da prefeitura. "Estou recebendo o contêiner com muito prazer, porque se todos colocarem lá, acaba a bagunça. Agora, ruim é se começarem a jogar lixo, mas o secretário falou que vai ter câmeras e guarda municipal, então espero que fique organizado. Mesmo tendo que pagar uma taxa vale à pena, porque de qualquer modo temos que pagar para carregarem. É justo", avaliou.

Outro comerciante de coco, disse que o pagamento da taxa valerá a pena, mas esperava que a prefeitura contribuísse também para ajudar os comerciantes.

"A gente sabe que melhor seria se a prefeitura ajudasse os ambulantes, mas se é para melhorar e todos contribuírem... Agora com essa taxa teremos que passar um reajuste, não tem como ter uma despesa maior e não passar para os clientes", pontuou.

Banheiros

O comerciante Milton Mil, que trabalha com frutas, especialmente bananas, relatou que a sujeira no local é grande e parabenizou os secretários pelo mutirão. No entanto, pediu também a reabertura e melhorias para os banheiros. "Tem que melhorar os banheiros, todos fechados. Temos que sair daqui para ir em outros lugares, e algumas mulheres fazem suas necessidades embaixo das lonas."

Alcides Reis, que também mantém uma banca na feirinha, disse que os banheiros estão sempre quebrados. Além disso, pediu mais segurança.

"O mutirão de limpeza é ótimo, já passou do tempo de fazer. Agora, sem os banheiros, o povo fica se escondendo debaixo das barracas. Fica tudo fechado, e quando abrem fica tudo quebrado. Não tem uma autoridade olhando aqui a Feira, que merece, pois é uma área para todos nós, aqui precisa de atenção, porque aqui tudo é à toa", reclamou.

Com relação aos banheiros fechados, o secretário Silvaney Araújo garantiu que a partir deste final de semana serão reabertos de sexta a domingo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/