Fachada da Secretaria de Serviços Públicos é revitalizada com projeto sustentável

GeralProjeto sustentável

Fachada da Secretaria de Serviços Públicos é revitalizada com projeto sustentável

A reforma aproveitou sobras de materiais de construção das obras do município que teriam como destino o aterro de resíduos inorgânicos

Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h -  A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), concluiu a modernização sustentável na fachada do órgão, proporcionando um ambiente mais bonito e acolhedor. O prédio público passou por uma intervenção com foco na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais, transformando-se em um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental. A obra, coordenada pela SESP, aproveitou sobras de materiais de construção das obras do município que teriam como destino o aterro de resíduos inorgânicos do município.

Onde se destaca o uso de madeiras provenientes das podas de árvores realizadas na cidade e de espécies vegetais cultivadas no horto municipal. A combinação desses elementos deu origem a um canteiro com o clima de praça e plantas do bioma caatinga, conforme explicou o Diretor de Áreas Verdes, João Falcão.

Toda a mão-de-obra envolvida no projeto foi composta por servidores da própria secretaria, incluindo as equipes técnicas de arborização, construção, poda e limpeza. O trabalho coletivo foi desenvolvido sem comprometer as atividades de zeladoria do município, e, segundo João Falcão, os colaboradores estão orgulhosos de ver cada detalhe cuidadosamente pensado materializado na obra.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Um dos grandes destaques da reforma é o painel grafitado por um artista local, que homenageia a riqueza cultural de Feira de Santana. O painel, que inicialmente serviria apenas para harmonizar a fachada, chamou a atenção de todos, atraindo moradores e visitantes, transformando-se em um local instagramável pela beleza da combinação entre arte e paisagismo.

Denilton Brito, secretário interino de Serviços Públicos, afirmou que a reformulação foi inspirada na revitalização do Parque da Cidade, com o desafio de realizar uma reforma conceito sem grandes custos ao município. A iniciativa contou com o apoio de outras secretarias, como a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), que redirecionou materiais excedentes, e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que contribuiu com a instalação de faixas de pedestres para garantir a segurança dos servidores e visitantes.

Outro aspecto inovador da reforma foi o uso de tecnologia embarcada para irrigação das áreas verdes. O sistema automatizado de irrigação inteligente garante economia de água e energia, além de promover a sustentabilidade e reduzir a ocorrência de doenças foliares. A tecnologia também inclui sensores de segurança que ativam refletores e sirenes em caso de tentativa de invasão ou vandalismo, enviando alertas para as áreas de segurança.

A SESP já planeja novos projetos sustentáveis, como uma praça conceito, que, segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, servirá de modelo para futuras iniciativas de baixo custo e alta eficiência ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida na cidade.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/