Estratégias de ecossistema de inovação ganham força em Feira de Santana
Existem exemplos de ecossistemas de inovação bem-sucedidos
A palavra ecossistema dentro da biologia significa um conjunto de comunidades que colaboram entre si para a sobrevivência e desenvolvimento de todas. No mundo corporativo, um ecossistema de inovação bem-sucedido é quando empresas, universidades e governos se unem para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências.
No Brasil, existem exemplos de ecossistemas de inovação bem-sucedidos, como a cidade de Curitiba. O relatório "Global Startup Ecosystem Report 2020" coloca a capital do Paraná como única cidade brasileira entre os ecossistemas emergentes mais promissores do mundo.
Já na Bahia, a Prefeitura de Feira de Santana deu um importante salto com a instalação de um Hub de Inovação e Empreendedorismo - espaço que reúne startups e empresas de base tecnológica de grande potencial de crescimento. O acordo foi realizado em 17 de abril de 2020, momento em que a cidade estava com os estabelecimentos comerciais fechados devido a pandemia da Covid-19.
O equipamento oferece cursos gratuitos, nas áreas de Programação, Marketing Digital e Design. O espaço dispõe de salas para estúdio de gravação de vídeos, podcasts e auditório com capacidade para até 50 pessoas. A sede da Hub Feira está localizada na rua São Domingos, 475, bairro Santa Mônica.
O vice-prefeito de Feira de Santana, Fernando de Fabinho, reforçou que a Prefeitura está ativa na criação de projetos que envolvem o avanço tecnológico na região. "Feira de Santana é grande, importante, tem um PIB muito bom, o comércio e a indústria forte, tem grandes investimentos chegando para o município, mas o ecossistema precisa funcionar, o futuro do mundo é exatamente formatar esse ecossistema que é a comunicação entre todos nós. Essa união nos permite conversar a qualquer momento e poder trocar informações fazendo com que a tecnologia coloque a disposição do cidadão de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil os resultados dessa união que é a geração de emprego, renda, tecnologias novas", explicou.
De acordo com o diretor do HUB Feira, Breno Caires, o município avançou com a prática do ecossistema de inovação. "Fazendo um resumo de tudo que vem acontecendo nos últimos meses em Feira com relação ao ecossistema de inovação como um todo, muita coisa bacana aconteceu, muitos colaboradores participam para que possa desenvolver na cidade um ambiente onde gere muita oportunidade de emprego, renda, crescimento, dentro desse mundo da inovação que é uma área que tem crescido bastante dentro desse nível global", destacou.
A temática foi debatida pelo Sebrae, na manhã de ontem 08, no Hotel Atmosfera, que apresentou as ações realizadas para o desenvolvimento desse ecossistema no ano de 2021 e análise de quais os avanços alcançados. Foram mais de 30 instituições do poder público, ensino superior e entidades de classe envolvidas neste processo.
O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, destacou a importância de Feira de Santana nesta pesquisa. "No estado da Bahia foram escolhidas três cidades: Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Feira de Santana que possuem um potencial de Startup, com empresas de base tecnológica. Nós fizemos esse estudo para estabelecer em qual estágio está o ecossistema de inovação de Feira de Santana e criar um plano de trabalho para realizar um conjunto de ações. Estamos montando a governança que vai participar o poder público Municipal e Estadual, entidades de ensino, empresariais e de apoio. A partir deste processo cria-se um grupo de gestão de trabalho".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.