Comitê traça recuperação dos danos causados após chuvas em Feira de Santana
Unidades de saúde não registraram atendimentos relacionados às chuvas
O prefeito Colbert Martins Filho reuniu nesta segunda-feira (29) o Comitê de Gerenciamento de Crise para acompanhar o andamento das atividades e definir estratégias de recuperação dos danos causados após chuvas torrenciais que atingiram o município.
Colbert Martins Filho destacou que as áreas mais afetadas foram as da região Sul, a exemplo do Tomba e Parque Panorama, além dos acessos aos distritos. Apesar disso, as unidades de saúde não registraram atendimentos relacionados às chuvas.
O encontro reuniu secretários, superintendentes e representantes de 16 pastas. Para recuperar os danos causados, as equipes da SOMA se concentram na reposição de caixas de drenagem e limpeza de grelhas, conforme mapeamento da Defesa Civil e apontamento das equipes de vistoria, nesta segunda-feira (29). Ainda, oito equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando na retirada do lixo e grandes resíduos.
Diante da previsão de chuvas na próxima quinta (31) e sexta-feira (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Social está montando um planejamento, junto ao Comitê de Crise, com perspectiva acima do esperado. Ainda, vai solicitar o auxílio ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Entre os serviços mais solicitados à pasta, alimentação, aluguel social e kit dormitório foram os mais requisitados.
"Temos as Casas de Passagem que estão com total ocupação, com capacidade para 100 pessoas, desde o final de semana. Estamos nos preparando para, caso seja necessário, utilizar as escolas municipais como abrigo. O Estado também disponibilizou as escolas para uso", afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.
Algumas regiões atingidas pelas chuvas tiveram seus transtornos amenizados devido a implantação e manutenção em redes de drenagem ano passado, associou o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey.
"Foram intervenções robustas, problemas de microdrenagem que eram recorrentes e conseguimos fazer intervenções de sucesso com transtornos bem menores. Foram 13 equipes dedicadas à rede de drenagem, sendo sete com atividades de manutenção e limpeza, e mais seis empenhadas na implantação de redes novas", pontuou.
Os locais contemplados com manutenções e implantação na rede de drenagem citados por Vianey são:
- Conjunto José Falcão (Humildes)
- Rua Cajueiro (Conceição)
- Rua Rio Itapemirim (Irmã Dulce)
- Sede do distrito de Bonfim de Feira
- Ruas Maravilha, Maraú e Caturama (Sto. Antônio dos Prazeres)
- Rua Roda de Fogo (Gabriela/ Homero Figueiredo)
- Rua Alto Santana (Gabriela)
- Estrada do Sem-Terra (Viveiros)
- Rua Ubiratan (Sto. Antônio dos Prazeres)
- Praça do Tomba (Rua Papa João XXIII)
- Conjunto João Paulo
- Parque Ipê
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.