Comandante da Guarda destaca importância da instituição para manutenção da segurança em Feira

Geral132 anos da Guarda

Comandante da Guarda destaca importância da instituição para manutenção da segurança em Feira

Nos últimos anos a Guarda obteve diversos avanços, mediante a luta constante por melhoria da estrutura e condições de trabalho.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Nesta terça-feira (25), a Guarda Municipal de Feira de Santana participou de uma palestre sobre saúde mental, como parte da extensa programação em comemoração pelos 132 anos da instituição no município. As atividades de homenagem à Guarda foram iniciadas na última segunda-feira (24) e se encerram no dia 27, com uma sessão solene para entrega de certificados e medalhas de honraria aos agentes que se destacaram no último ano no exercício da função.

Em entrevista ao Folha do Estado, o comandante da Guarda Municipal, Marcos Dantas, destacou a importância da instituição para a manutenção da segurança pública em Feira de Santana.

"Temos que comemorar a permanência desta instituição de segurança pública em Feira de Santana, o reconhecimento atual das guardas municipais como essa instituição responsável por colaborar com a promoção da ordem pública e da sensação de segurança da sociedade. Em Feira, a Guarda Municipal começou com quatro agentes, sendo dois oficiais e dois praças, pelo então intendente José Freire de Lima, em 25 de março de 1893, em um decreto de 17 artigos, e que naquele momento atendia a expectativa dos agentes, que trabalhavam diuturnamente, não só cuidando da segurança do chefe do executivo, como também protegendo as regiões do centro, os prédios históricos e as vias. Depois o número de agentes foi aumentando, conforme a necessidade do município, e de lá para cá a Guarda sempre esteve à disposição da população de Feira", recordou.

Segundo ele, nos últimos anos a Guarda Municipal obteve diversos avanços, mediante a luta constante por melhoria da estrutura e condições de trabalho para os agentes.

"Eu tenho 18 anos de Guarda Municipal e considero que neste período a instituição avançou com a estrutura, temos nossa base própria, viaturas, estrutura de trabalho, postos de serviços com mais qualidade, temos um estatuto com normas, e agora o desafio é atualizar o treinamento, a qualificação, ter melhores condições para também prestar o melhor serviço à população."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Conforme Marcos Dantas, a Guarda Municipal busca atender o que a população mais precisa neste momento, que é mais segurança.

"Não é à toa que a discussão sobre segurança pública tem ficado tão visível e também quanto ao papel da Guarda Municipal. De 10 anos para cá, o papel da Guarda vem sendo discutido, até que chegamos às últimas decisões do STF acerca do real papel da instituição. Hoje, se tomarmos como base o Anuário de Segurança Pública de 2023, as Guardas Municipais têm o segundo maior efetivo do país. Entendo que precisamos de mais instituições qualificadas para cumprir essa tarefa, que não é pequena."

Rosana Miranda, que trabalha no administrativo na Guarda Municipal, falou sobre a gratidão de fazer parte da instituição. "Nós somos a terceira Guarda mais velha do Brasil, e esse é um momento importante de comemoração. Nós tivemos muitas dificuldades, mas agradecemos a Deus por esse momento e que possamos cada dia mais ter mais êxito em nossa função. Eu me sinto realizada por fazer parte da Guarda."

Ela falou ainda que apesar dos desafios que a mulher enfrenta na sociedade, ela se sente preparada para atuar como agente da Guarda. "A gente não leva em conta dos preconceitos. A mulher é bem preparada. A dupla jornada é grande, e lido como isso como desafio também, mas todos os dias a gente se renova."

O Guarda Municipal Jailton Assis, que faz parte da 1ª classe, salientou que se sente honrado por atuar na instituição. "É com muita honra que faço meu trabalho na Guarda, com felicidade e me dedico bastante nessa profissão, gosto de estar na Guarda, e já são 20 anos, e agradeço a Deus."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/