Com cerca de 70 bebês internados, Banco de Leite do HEC opera em estado crítico; veja como doar

GeralLeite materno

Com cerca de 70 bebês internados, Banco de Leite do HEC opera em estado crítico; veja como doar

A maternidade do HEC conta atualmente com três UTIs Neonatais e uma semi-UTI 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - O Banco de Leite do Hospital Estadual da Criança (HEC) tem funcionado com estoque em condições críticas nos últimos dias. Segundo a coordenadora da unidade, a enfermeira Bruna Talita, a quantidade de leite materno disponível, para atender à demanda dos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), está abaixo de 50 litros.

"Estamos com cerca de 40 litros de leite, mas por dia a gente distribui mais de 3 litros de leite para os bebês internados aqui nas UTIs, então estamos com um estoque bem abaixo do esperado. E para a gente trabalhar com tranquilidade teríamos que ter acima de 100 litros", alertou Bruna Talita.

A enfermeira esclareceu que a maternidade do HEC conta atualmente com três UTIs Neonatais e uma semi-UTI onde os bebês recebem o leite materno.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Temos cerca de 70 bebês internados que estão recebendo leite por mês. E hoje a gente estabelece alguns critérios: aqueles bebês que demandam mais necessidade de receber leite, a gente manda apenas para esses, sendo que tem outros que precisam também, e a gente acaba tendo que ofertar fórmulas lácteas, que não é o ideal, mas como estamos sem, temos que restringir e só apenas os bebês extremamente críticos estão recebendo o leite materno", destacou.

Conforme a coordenadora, o motivo da queda nas doações é decorrente do período de férias, em que muitas mães viajam.

"Neste início de ano, período de férias, costuma diminuir essa doação, pois as mães viajam e não estão tendo tanta atenção para doar, só que os bebês continuam precisando de leite. É um período onde é esperado que se diminua, e a gente precisa intensificar a campanha e sensibilizar as mães."
Foto: Mário Sepulveda/ FE

Como doar

A coordenadora do Bando de Leite salientou que as mães em fase de amamentação podem entrar em contato com o HEC.

"O primeiro passo é as mães entenderem a necessidade. Então, ela querendo doar, se está amamentando um bebê e tem leite excedente, pode entrar em contato. As mães podem vir à unidade, que atendemos das 7h às 19h, todos os dias da semana, não fechamos feriado nem nos finais de semana. Ou caso essa mãe seja residente de Feira de Santana, temos uma equipe que faz uma rota e leva um kit de doação no conforto da casa dela. Vamos fazer esse cadastro e durante a semana vamos buscar esse leite. O número fixo é o 3602-0630, e temos também o whatsapp do banco de leite 75 99164-0217."

Ela observou que todas as mães que desejarem aderir à campanha serão bem acolhidas.

"A gente também recebe mães de outros municípios, que estão passando por aqui. Se for de algum município próximo, a gente consegue estender a rota e vamos até lá. Não precisa ter tido o filho aqui, pode ser de qualquer outro hospital. Temos também um núcleo de amamentação, onde oferecemos todo o suporte, tiramos dúvidas, e quando essa mãe tem leite excedente, já serve para doação aqui no Banco de Leite."
Foto: Mário Sepulveda/ FE

Parcerias

Para diminuir os efeitos da sazonalidade, a enfermeira Bruna Talita informou que existe uma parceria entre o Banco de Leite do HEC e também do Hospital Inácia Pinta dos Santos.

"A gente tem uma rede brasileira de Banco de Leite, e o do HEC é referência no estado. Temos uma ligação direta com o banco do Hospital Inácia Pinta dos Santos, uma parceria, e quando lá também está com o estoque baixo, a gente busca saber os motivos para fazer campanhas, e já tivemos doação de um banco para outro, porque estamos aqui para assistir os pacientes e dar o melhor atendimento, independente se é lá ou aqui. Então é importante essa ligação de dar apoio mútuo. Por isso, quero mais uma vez sensibilizar essas mamães que estão amamentando seus bebês, estão tendo leite excedente, que tem bebês aqui precisando desse leite para sobreviver, esse leite é um alimento ouro, então que não joguem fora. A gente tem um banco de leite que vai até vocês, com kit de doação e recipiente adequado para colocar no congelador. A gente busca e esse leite vai estar salvando vidas", reforçou a coordenadora.
Foto: Mário Sepulveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 23 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/