Secretaria de Agricultura tem planejamento para melhorar vida no campo
Orçamento de aproximadamente R$ 40 milhões tem planejamento detalhado
Dona Maria dos Reis mora na zona rural de São José, local em que vive desde que nasceu, onde cria os filhos e, de acordo com ela, não quer sair tão cedo. Bem relacionada com a comunidade, dona Maria conhece todos e sempre realiza solicitações dos moradores junto ao poder público. "Nós temos diversas necessidades. A casa das farinhas precisa de uma reforma, precisamos de aragem de terra… e nós sabemos que a secretaria quer resolver, o secretário sempre vem aqui e explica tudo para gente, mas, são muitos distritos e o dinheiro não tem dado para tudo", desabafa.
E é neste intuito que a Prefeitura de Feira, junto à Secretaria Municipal de Agricultura farão, através do orçamento de aproximadamente R$40 milhões, sancionado pelo Prefeito Colbert Filho, um grande trabalho na zona rural. Os 8 distritos serão beneficiados com diversos projetos de impacto direto aos agricultores, piscicultores e produtores rurais.
O secretário da pasta, Pedro Américo agradece aos vereadores pelo aumento do orçamento da SEAGRI e reitera que o diálogo será amplo para que as ações sejam instauradas na zona rural e nos equipamentos que fazem parte da secretaria de agricultura.
"Entendendo que fazer gestão é reger orçamento e o aumento do orçamento na SEAGRI impacta diretamente na vida das pessoas. Partindo disso, nós começamos a articular, conversar e dialogar para melhorar o da agricultura, em que o prefeito Colbert Martins nos apoiou desde o início. Conversamos sobre as feiras livres, o Centro de Abastecimento, Matadouro do Campo do Gado, benefícios para o produtor rural, recursos hídricos para o campo, apresentamos o que a gente tinha, fizemos um diálogo grande com o sindicato dos produtores rurais, sindicato dos agricultores familiares, instituições que fazem parte do conselho, elaboramos o planejamento da secretaria e contamos com 47 programas estratégicos. Cada vereador da Câmara Municipal teve a sensibilidade de analisar e então, aprovar o projeto, este que o Prefeito Colbert também recebeu com muita empolgação", disse o gestor.
Um banco que possa garantir variedades de sementes adaptadas às condições da região de Feira, organizar e padronizar o Centro de Abastecimento, recuperar, ampliar e construir mais aguadas para fortalecimento da agricultura familiar e pecuária, fortalecer programas de agricultura e piscicultura, desenvolver a operação carro pipa, realizar aragem e gradagem de terras, potencializar as competências de cada comunidade através de capacitação dos agricultores através do programa 'Qualifica Rural', que será ampliado através de parceria com o SENAR, reforma da casa das farinhas. Esses são alguns dos programas que podem ser realizados e estão no planejamento da Secretaria de Agricultura de Feira de Santana para este ano.
"O prefeito nos deu liberdade para dialogar com os vereadores da Câmara, dialogamos, mostramos as necessidades da agricultura família e num geral, de quem mora no campo, e desta forma poderemos mudar a vida das pessoas e ver a nossa zona rural, cada distrito em particular, crescendo e tendo o respeito e valorização que merecem", comemora Pedro Américo.
Antes, a SEAGRI contava com aproximadamente 8 milhões para executar as atividades, de forma que, diversas estratégias e projetos não poderiam ser realizados. "Nós fizemos todo o planejamento com base em estudos, com técnicos e profissionais, temos um orçamento específico para cada coisa e claro, vamos discutir com as comunidades e associações, para que possamos fazer o máximo possível", finaliza o secretário de agricultura.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.