Árvore dos Sonhos realiza desejos da comunidade do bairro Francisco Pinto
A comunidade colocou um sonho descrito em uma carta na árvore
Na sexta-feira (23), aconteceu o ato solidário na Unidade Básica de Saúde, do bairro Francisco Pinto, em Feira de Santana. A equipe do USF criou a 'árvore dos sonhos', onde a comunidade colocou um sonho descrito em uma carta na árvore e o time de funcionários se mobilizou para realizá-lo.
A dentista Ariela Covas, idealizadora do projeto, conta que levou a ideia para a unidade sem planejamento, mas que todos abraçaram instantaneamente.
“Dormi e acordei com a vontade de fazer a árvore dos sonhos, que nada mais é do que viabilizar uma forma de trazer um pouco de sonhos e esperança para as pessoas aqui da comunidade. Por conhecer de perto as vulnerabilidades sociais, eu fiquei encantada com o projeto e as pessoas acreditaram e colocaram seus sonhos lá. Quando idealizei esse projeto, graças a Deus, a equipe me abraçou com muito carinho Infelizmente não conseguimos realizar todos os sonhos, mas estamos felizes com o que realizaremos. Diante dos compartilhamentos, conseguimos apoio de algumas pessoas e temos para entregar geladeiras, televisão, cestas básicas”, detalha.
Ela conta, ainda, como os pedidos a emocionaram, especialmente, quando pessoas sonham apenas em poder sorrir. “São muitos sonhos que vimos na árvore, como não poderia ser diferente. Alguns pacientes o sonho é poder sorrir e isso se dá através de diversos fatores que causam a perda dos dentes. Desde alimentação, a questão estética. O paciente acaba não se sentindo bem em sorrir. Quando eu li essas cartas, percebi a minha responsabilidade que é trazer sorriso e qualidade de vida para as pessoas. Seguramente, essas pessoas que me pediram para voltar a sorrir, foram as cartas que mais me tocaram”.
Quem também se emocionou com os sonhos postos na árvore foi a assistente social Daniela Guerra. Ela, que é membro da equipe, destacou que, entre tantos sonhos, teve um que a sensibilizou mais por conta do teor de vulnerabilidade. “Teve uma carta que me emocionou muito. Foi de uma paciente que enfrenta muitos problemas na vida dela como a fome e o desemprego, várias injustiças. Na carta ela conta que estava dormindo no chão e eu quis muito conseguir uma cama para ela. Tentamos parcerias, mas infelizmente, a pessoa que ia dar, não confirmou. Independente do dia, vamos nos unir para realizar esse sonho. Trabalhamos com garantias de direitos e não tem como a gente se deparar com tanta vulnerabilidade e não se sensibilizar”, desabafa.
A paciente Ana Cláudia salienta a importância da árvore dos sonhos para os integrantes da comunidade. “Muito importante, principalmente para crianças que não ganharam presente por falta de condições. Muito bom! As meninas aqui atendem a gente sempre muito bem”, salienta.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.