Anunciada revitalização do Cemitério Piedade em Feira de Santana

Geral​Mudanças

Anunciada revitalização do Cemitério Piedade em Feira de Santana

Cemitério é o mais antigo de Feira de Santana 

Crédito: Divulgação
A celebração do dia de finados trouxe um anúncio aguardado e bem vindo para o Cemitério Piedade que tem mais de 200 anos e é o cemitério mais antigo de Feira de Santana. A Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do cemitério, firmou acordo de revitalização com a Vilar Gestão de Cemitérios e Crematórios, para início das obras de revitalização do espaço.

Segundo Ricardo Rodrigues, sócio da Vilar Gestão de Cemitérios e crematórios, o projeto irá além de revitalizar o cemitério, trazer um novo fronte de tecnologia e inovação do setor e implantar um crematório no equipamento. "Projeto de revitalização total do espaço aproveitando a memória do cemitério que tem mais de 200 anos e é patrimônio aqui de Feira de Santana. Além da valorização a gente também está com foco e propondo um projeto de tratamento do necrochorume em atendimento total das legislações federais, ambientais e estaduais. Existe o projeto também de um crematório em Feira, a gente tá em fase de liberação das documentações para início das atividades e das obras. Esse crematório, será o primeiro de Feira de Santana que é tão carente desse serviço".

O Cemitério Piedade junto com a Santa Casa trarão para Feira de Santana o primeiro equipamento de tratamento do necrochorume do interior da Bahia. A tecnologia é representada pela Veli e patenteada por um parceiro de São Paulo, e nas palavras de Ricardo Rodrigues, é uma medida que pensa no desenvolvimento sustentável pensando nas futuras gerações. Ainda segundo Ricardo Rodrigues, os benefícios desta revitalização já poderão ser aproveitados pela população a partir da metade do ano que vem. Ele destaca que o projeto será realizado em etapas.

"A revitalização vai passar por etapas, mas já na primeira grande etapa o que agente vai trazer é a revitalização da fachada e entrada do cemitério e a revitalização da capela e acesso a entrada principal da capela. Essa capela vai estar adaptada para as cerimônias de cremação e a partir do ano que vem todos estes passos estarão completos, inclusive a cremação e a população de Feira de Santana já terá acesso a este serviço".

Para início das atividades, existem critérios legais que já estão em tramite segundo o advogado da Santa Casa, Dr João Araujo. "A questão das referências legais é que para exumação dos corpos temos que esperar pelo menos 3 anos, então isso também já está dentro do projeto. Então o projeto é sólido, mas leva um tempo, e será construído em várias fazes".

Para Don Zanoni, que acompanhou o vídeo da maquete ao lado do Advogado da Santa Casa e do Sócio da Veli, que foi transmitido na capela do cemitério, o que se espera é que o projeto esteja a serviço da comunidade. "Eles estão nos apresentando e a gente vai conhecendo aos poucos o projeto, espero que esteja a serviço e cuidado sobretudo da preservação da celebração e desse patrimônio histórico que é o Cemitério Piedade".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/