Ação da Receita Federal em Feira doa mais de meio milhão em mercadorias apreendidas

GeralDoação Solidária

Ação da Receita Federal em Feira doa mais de meio milhão em mercadorias apreendidas

Em Feira de Santana o evento aconteceu na manhã de ontem com a presença de representantes das instituições contempladas

Foto: Mário Sepúlveda

A Receita Federal realizou ontem (11) a 1ª edição da Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, evento simultâneo em diversas unidades do país. Em Feira de Santana foram entregues produtos avaliados em aproximadamente R$ 600 mil para instituições filantrópicas e órgãos públicos da cidade.

A ação tem como objetivo a destinação sustentável de itens apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho. Os produtos — como vestuários, eletrônicos, utensílios domésticos e equipamentos de informática — são doados a Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos (OSC), que costumam utilizá-los em bazares para financiar atividades assistenciais e projetos sociais.

Foto: Mário Sepúlveda

O delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, disse que a iniciativa faz parte do Programa Receita Cidadã, que busca promover a destinação sustentável e a transformação social. "A escolha da data tem a ver com a Semana Nacional de Responsabilidade Social, instituída pela Lei nº 13.559/2017. Afinal, além de combater a importação irregular (com a consequente proteção da economia nacional, dos consumidores e dos cidadãos em geral), a Receita Federal tem se preocupado, cada vez mais, com a destinação das mercadorias apreendidas, envolvendo-se em toda a cadeia da operação e atenta ao maior benefício da sociedade", explicou.

Em Feira de Santana os itens foram doados para três entidades filantrópicas e dois órgãos públicos: Dispensário Santana, Lar do Irmão Velho, Clube de Mães de Uauá, UFRB e IF Baiano. "São equipamentos eletrônicos e acessórios, mochilas, bolsas, vestuários, relógios, dentre outros apreendidos pela Receita Federal do Brasil no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho. Mercadorias como cigarros são transformadas em adubo; roupas piratas viram vestuário para projetos culturais; TV boxes são convertidas em mini-computadores doados a escolas públicas. Depende muito da criatividade dos nossos parceiros", afirmou o delegado.

Foto: Mário Sepúlveda

Presente ao evento, representando o Dispensário Santana, a coordenadora Irmã Rosa Aparecida, agradeceu pelos itens que a instituição recebeu. "Sentimento de alegria, de felicidade, de que a esperança não nos decepciona. Deus abençoa aquilo que fazemos. Tudo será aproveitado em bazares para gerar recursos e atender as necessidades da nossa entidade", afirmou com gratidão.  

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 12 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/