Ação da Receita Federal em Feira doa mais de meio milhão em mercadorias apreendidas
Em Feira de Santana o evento aconteceu na manhã de ontem com a presença de representantes das instituições contempladas
A Receita Federal realizou ontem (11) a 1ª edição da Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, evento simultâneo em diversas unidades do país. Em Feira de Santana foram entregues produtos avaliados em aproximadamente R$ 600 mil para instituições filantrópicas e órgãos públicos da cidade.
A ação tem como objetivo a destinação sustentável de itens apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho. Os produtos — como vestuários, eletrônicos, utensílios domésticos e equipamentos de informática — são doados a Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos (OSC), que costumam utilizá-los em bazares para financiar atividades assistenciais e projetos sociais.
O delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, disse que a iniciativa faz parte do Programa Receita Cidadã, que busca promover a destinação sustentável e a transformação social. "A escolha da data tem a ver com a Semana Nacional de Responsabilidade Social, instituída pela Lei nº 13.559/2017. Afinal, além de combater a importação irregular (com a consequente proteção da economia nacional, dos consumidores e dos cidadãos em geral), a Receita Federal tem se preocupado, cada vez mais, com a destinação das mercadorias apreendidas, envolvendo-se em toda a cadeia da operação e atenta ao maior benefício da sociedade", explicou.
Em Feira de Santana os itens foram doados para três entidades filantrópicas e dois órgãos públicos: Dispensário Santana, Lar do Irmão Velho, Clube de Mães de Uauá, UFRB e IF Baiano. "São equipamentos eletrônicos e acessórios, mochilas, bolsas, vestuários, relógios, dentre outros apreendidos pela Receita Federal do Brasil no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho. Mercadorias como cigarros são transformadas em adubo; roupas piratas viram vestuário para projetos culturais; TV boxes são convertidas em mini-computadores doados a escolas públicas. Depende muito da criatividade dos nossos parceiros", afirmou o delegado.
Presente ao evento, representando o Dispensário Santana, a coordenadora Irmã Rosa Aparecida, agradeceu pelos itens que a instituição recebeu. "Sentimento de alegria, de felicidade, de que a esperança não nos decepciona. Deus abençoa aquilo que fazemos. Tudo será aproveitado em bazares para gerar recursos e atender as necessidades da nossa entidade", afirmou com gratidão.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.