Senegal desbanca Equador e vai para oitavas de final da Copa do Mundo após 20 anos
Africanos reagem rápido a gol que os eliminariam
Vinte anos depois de sua histórica estreia em Copas do Mundo FIFA, que teve direito a uma vitória sobre a França e ida até as quartas de final, Senegal conseguiu novamente se classificar para os mata-matas decisivos do torneio de futebol mais importante do planeta.
A vitória por 2 a 1 sobre Equador, graças a um pênalti convertido por Ismaila Sarr e um gol do zagueiro e capitão Kalidou Koulibaly, colocou a equipe dirigida pelo técnico Aliou Cissé, justamente o capitão da seleção de 2002, entre as 16 melhores do Catar 2022.
Mesmo sem seu principal jogador, o atacante Sadio Mané (Bayern de Munique), que foi cortado por problemas físicos antes de bola rolar, Senegal conseguiu terminar sua participação no Grupo A na segunda colocação, com seis pontos, um a menos que a Holanda.
O Equador chegou à última rodada em vantagem na classificação e avançaria às oitavas com um simples empate. Por isso, optou por um modelo de jogo mais conservador. Senegal, por outro lado, foi agressivo desde o primeiro minuto e criou várias oportunidades até conseguir o gol que poderia lhe dar a vaga.
Depois, passou a jogar nos contra-ataques e quase não foi ameaçado. Mesmo assim, em uma jogada de bola parada, cedeu o empate que provocaria sua eliminação. Na sequência, antes mesmo do Equador se animar, voltou a ficar à frente no placar.
Os senegaleses aguardam agora a definição do Grupo B para conhecerem seus adversários de domingo. A Inglaterra é a favorita para terminar a chave na primeira colocação e encontrar a seleção africana nas oitavas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.