Senadores pedem que falas de John Textor sobre suposta manipulação de partidas sejam apuradas
Pedido será avaliado pela PF, que pode ou não abrir apuração.
Senadores enviaram nesta quarta-feira (3) à Polícia Federal um pedido de abertura de investigação sobre as falas do dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, John Textor, que vem denunciando (sem mostrar provas) suposta manipulação de partidas do Brasileirão 2023.
Com isso, o documento não tem caráter obrigatório, ou seja, cabe ao diretor da PF, Andrei Rodrigues, decidir se abre ou não investigação.
Vale lembrar que as falas de Textor já são alvo de investigação na Justiça Desportiva, mas o empresário vem ignorando os pedidos de apresentação de provas e disse que só mostrará o material ao Ministério Público Federal (veja detalhes abaixo).
Assim, o envio do pedido foi anunciado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em plenário, nesta terça. Após a fala, os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ) pediram para também assinar o documento.
"Enviei à Polícia Federal, ao diretor Andrei [um pedido] que convoque esse cidadão americano, que mora no Rio de Janeiro, dono do Botafogo do Rio, em 24 horas, que ele venha a Brasília, e que exija que ele traga as provas e as gravações", afirmou Kajuru em plenário.
O líder do PSB no Senado ainda chamou às falas de Textor de irresponsável e que, se ele não comprovar o que fala, deve ser preso.
"Para mim, se ele não trouxer as provas e as gravações, ele teria que ser preso aqui amanhã – cela, algema", afirmou.
Outro senador Eduardo Girão ainda afirmou que as denúncias feitas por Textor são um ataque que afasta a população de um "patrimônio do povo brasileiro".
"O que a gente está vendo agora com essas denúncias, são as suspeitas que vão afastar as famílias de acompanharem uma paixão nacional — afirmou o senador do Ceará.
Além disso, no pedido enviado à PF, os senadores afirmam que a PF, "por sua competência e imparcialidade, é a instituição mais adequada para conduzir essa investigação, garantindo a transparência e a eficácia do processo".
"Ressalto que a credibilidade e a lisura do futebol brasileiro estão em jogo, bem como a confiança da sociedade nas instituições responsáveis por zelar pela justiça e pela integridade do nosso país", diz o documento.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.