Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas pelo MP mineiro
Proibição para torcida do Atlético-MG é por dois anos, e do Cruzeiro vai até 2028
Organizadas de Atlético-MG (Galoucura) e Cruzeiro (Máfia Azul) foram banidas, temporariamente, pelo Ministério Público de Minas Gerais, em anúncio nesta segunda-feira. O banimento é válido por dois anos e ocorre após morte de um torcedor no último sábado. Elas estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.
A torcida do Atlético, que retornou de punição de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Já a do Cruzeiro, banida temporariamente até março de 2026, cumprirá o novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o banimento temporário consistirá na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos. Em caso de não cumprimento, a multa é de R$ 50 mil.
Segundo o MP, "em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".
O acatamento à recomendação implica a necessidade de ratificação por parte da Federação Mineira de Futebol, devendo ser publicada no site da entidade e da Confederação Brasileira de Futebol, fazendo constar que se trata de Resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro.
Recentemente, Atlético e Cruzeiro assinaram um acordo para que o clássico seja disputado com torcida única até o fim de 2025.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.