Novo edital do Maracanã mantém direito de clubes sem concessão usarem estádio

EsportesTemplo do futebol

Novo edital do Maracanã mantém direito de clubes sem concessão usarem estádio

Outro ponto que será avaliado é a capacidade de realizar eventos culturais de grande porte 

Crédito: Divulgação

O novo edital de concessão do Complexo Maracanã foi publicado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (28), com a manutenção do direito de utilização do estádio por clubes que não façam parte da administração. 

Tal ponto foi motivo de desentendimentos recentes entre o Vasco, que mandou jogos no local nesta temporada, e o atual consórcio, gerenciado por Flamengo e Fluminense.

O clube vascaíno precisou recorrer à Justiça para conseguir jogar contra o Cruzeiro no Maracanã, em junho, pela Série B. Isso porque a administração flamenguista e tricolor não aceitou ceder o estádio. No fim das contas, os cruzmaltinos conseguiram a liberação. Os três times estão interessados na nova concessão, e qualquer um que vencer terá de permitir que outros clubes do Estado façam uso do local.

"Fica vedado ao futuro concessionário do Complexo, o favorecimento a uma ou mais agremiações, clubes, associação ou confederação desportiva, por meio de oferta de utilização exclusiva do Complexo, em especial do Estádio Jornalista Mário Filho - Maracanã, assim como a imposição de tratamento comercial injustificadamente distinto ou discriminatório, que represente ônus excessivo e ou a prática de atos que resultem em vedação de acesso à utilização do Complexo às agremiações, clubes, associação ou Confederação", diz o tópico 3.2.5." do Anexo I do Termo de Referência"

Em outro trecho do texto, o edital concluí: "Tendo em vista a vocação do Estádio do Maracanã como Templo Mundial do Futebol e o fato de constituir patrimônio esportivo e cultural de todas a sociedade brasileira, a futura Concessionária deverá gerir o Complexo de forma não discriminatória em relação aos principais clubes do Rio de Janeiro e suas respectivas torcidas."

Também foi mantida a exigência de que o permissionário organize pelo menos 70 jogos por ano no Maracanã e outros 12 eventos no Maracanãzinho, parte do complexo. O vencedor da licitação, marcada para o dia 27 de outubro, ganhará o direito de explorar o local pelos próximos 20 anos. Segundo o Governo do Rio, serão avaliados critérios técnicos e a melhor oferta financeira, e a outorga fixa mínima é de R$ 5.032.175,00 por ano.

"Realizamos diversos debates com todos os interlocutores desse processo e conseguimos construir um documento que garante que o Maracanã permaneça como um polo esportivo extremamente importante para o estado. Cuidamos do processo com total transparência e governança. O estádio é um equipamento que reflete a alma do Rio de Janeiro, e buscamos garantir o melhor para o turismo e o esporte do Rio", disse o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

Outro ponto que será avaliado na proposta dos interessados é a capacidade de realizar eventos culturais de grande porte. O texto do edital cita até o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, como exemplo "mais exitoso" nesse tipo de organização. "Eventos esportivos, culturais, de entretenimento e de negócios são ingredientes de primeira grandeza em cidades e Estados de DNA turístico como o Rio de Janeiro", diz um trecho.

CONCESSÃO OU NOVOS ESTÁDIOS?

Embora tenham manifestado o interesse na concessão, Flamengo e Vasco estudam investir em estádios próprios. A diretoria flamenguista iniciou estudos para construir uma arena no terreno do Gasômetro, no centro do Rio de Janeiro. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que articula, junto à Caixa Econômica Federal e ao Exército Brasileiro, a viabilização da obra. Já os vascaínos discutem reformas em São Januário com os investimentos da 777 Partners, grupo que acertou a compra da SAF do clube.

CAMAROTES

Apesar das manutenções no texto, o novo edital de concessão do Maracanã trouxe algumas mudanças. Umas delas é a ampliação do número de camarotes reservados para o governo estadual, que subiram de cinco para sete. Além disso, são garantidas 40 vagas de estacionamento, 200 ingressos para as arquibancadas e mais 60 para eventos no Maracanãzinho. Ainda há a obrigação de o permissionário garantir um buffet aos convidados governamentais. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 13 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/