Iniciativa em cidades baianas une educação com fomento do tênis de mesa
'Estudar na Bahia com Tênis de Mesa' abrange 160 estudantes de escolas públicas
Iniciativa do Clube dos Tenistas da Bahia (CTB), o projeto 'Estudar na Bahia com Tênis de Mesa' tem como objetivo difundir a prática do esporte para 160 estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, promovendo total diversidade e práticas ESG - Ambiental, Social e de Governança, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.
Desde março de 2023, o projeto vem oferecendo aulas gratuitas de tênis de mesa para jovens entre 10 e 17 anos em Barrocas e Teofilândia, com o patrocínio da Mineradora Equinox Gold através de renúncia fiscal da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e o apoio das Prefeituras e Secretarias de Educação dos municípios envolvidos. Além de promover a prática esportiva, o projeto visa também fomentar a cidadania, apoiar as ações pedagógicas e a qualidade do aprendizado dos estudantes, bem como promover o bem-estar e a qualidade de vida dos praticantes através de diversas atividades.
Entre as ações realizadas estão parcerias com a APAE e participação em eventos no Centro Missionário de Teofilândia com doação de materiais esportivos, intercâmbio com o Pólo Salvador com a participação de pais e estudantes, participação no Campeonato de Tênis de Mesa de Serrinha, oficinas com atletas de alto rendimento como o campeão baiano Iuki Alves e campeã baiana Joice Tavares, além de capacitações com profissionais da área para os colaboradores.
O projeto também promoveu diversos torneios internos e de intercâmbio entre os pólos Barrocas e Teofilândia, as finais ocorreram no último dia 24 de fevereiro, demonstrando resultados significativos na promoção da prática esportiva, inclusão social e desenvolvimento dos participantes.
O projeto 'Estudar na Bahia com Tênis de Mesa' conta com dois pólos em Salvador e um em Camaçari. Segundo o presidente do Clube dos Tenistas da Bahia (CTB), Paulo Carneiro, o projeto além de difundir a prática esportiva também serve como um meio de renovação de novos talentos para o tênis de mesa baiano. "Quando eu era presidente da federação sentia a necessidade de renovação de atletas e formação de jovens, então fundei este clube para escrever e captar projetos de escolinha de tênis de mesa", disse.
Ainda de acordo com Paulo Carneiro, o projeto também visa contemplar outras cidades, bem como a Feira de Santana. "Estamos com novos projetos em processo de captação para levar para mais cidades, inclusive Feira de Santana, que sempre foi um celeiro de grandes mesa -tenistas. Contudo, dependemos muito da sensibilidade do poder público e privado para que nosso jovens sejam alcançados pelo projeto", finalizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.