Equipe Calangos do Sertão promoveu curso de mapeamento

EsportesFeira de Santana

Equipe Calangos do Sertão promoveu curso de mapeamento

O curso foi ofertado gratuitamente para associados  

Crédito: Divulgação

A Equipe Calangos do Sertão promoveu nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sede da equipe, o 1° Curso de Confecção de Mapas Didáticos de Orientação. O curso foi ofertado gratuitamente para associados Calangos do Sertão, assim como para comunidade e professores com interesse de aprender mapear áreas para serem usadas nas aulas e atividades educativas.

No sábado (26), o curso foi destinado à orientação na elaboração de mapas didáticos de praças e escolas de Feira de Santana. O programa também contou com o estudo das simbologias e utilização. O mapeador da Confederação Brasileira de Orientação e membro da equipe Calango do Sertão, Edergilson Mendonça, contou que um dos principais objetivos da realização do curso foi a ausência de áreas mapeadas para a prática da atividade de orientação. "Temos duas grandes equipes de orientação em nosso município, Calango do Sertão e Caatinga Trekkers, porém o que temos como grande problema do esporte de orientação é justamente a ausência de áreas mapeadas. Com o curso, este problema será minimizado, pois os professores poderão montar mapas próprios: da escola e pracinhas do bairro. Facilitando assim a prática do esporte, bem como os treinamentos dos atletas", disse.

Já no domingo (27), aconteceu a parte prática do curso, onde os participantes foram a campo para mapear. O primeiro local escolhido foi a escola Assis Chateaubriand, que já era uma área mapeada, contudo, foi usada para os professores aprenderem a pegar os pontos. "Tudo é georreferenciado em todos os pontos, até uma árvore tem que estar exatamente com as coordenadas geográficas exatas do lugar. Por isso, os professores foram para campo aprender a fazer o mapa, na prática", relatou a professora Erica Telles, coordenadora da Equipe Calango do Sertão.

Participante do curso, o professor do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, Rafael Longuinho, contou a respeito da experiencia. "Considero a oficina para a construção de mapas didáticos para o esporte Corrida de Orientação, oferecida pela equipe Calangos do Sertão, como agente promotor para incentivar professores a inserirem esse esporte em suas escolas, independentemente da disciplina que lecione. Com a oficina, eu, como professor de Biologia da rede estadual da Bahia, sinto-me mais seguro e preparado tecnicamente para construir mapas didáticos que, ao mesmo tempo que envolve e incentiva a prática da Orientação, ajuda a trabalhar com os conteúdos da Biologia de forma mais lúdica e significativa. No caso da Biologia, é possível discutir conceitos envolvendo vegetação, solo, relevo, ecossistema e seres vivos, bem como revisar assuntos trabalhados em sala de aula, por exemplo, ao distribuir questões em pontos distintos da escola para que os estudantes as procurem, com auxílio de um mapa, descobrindo onde estão e respondendo cada questão". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/