Definida fórmula e data de abertura do Baianão 2023
Competição terá início em janeiro e decisão em abril
O Campeonato Baiano de 2023 já tem data para começar. Nesta quarta-feira (26), foi realizado o arbitral do estadual do próximo ano. A Federação Bahiana se reuniu com os representantes dos clubes da primeira divisão para discutir a fórmula do torneio, que será iniciado no dia 10 de janeiro. A final está marcada para o dia nove de abril.
A partir da semifinal, os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta. A previsão da FBF é de que a primeira fase seja finalizada no dia 26 de fevereiro. As semifinais estão programadas para os dias 12 e 19 de março, enquanto as finais serão nos dias dois e nove de abril.
Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Série B do estadual. A condição, no entanto, é a de que a Segundona de 2023 seja disputada por pelo menos dez clubes. Caso contrário, apenas o último colocado do Baianão descerá de divisão.
Da mesma forma, os dois finalistas da Série B do Baiano serão promovidos à primeira divisão em 2024. Mas se o torneio contar com menos de dez participantes, apenas o campeão terá a vaga na elite.
Ficou definido também que as três vagas da Bahia na Copa do Brasil de 2024 serão distribuídas para campeão baiano, vice e terceiro colocado.
O time que for campeão do estadual também garante vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. O segundo classificado na competição será definido pelo ranking nacional de clubes e a terceira vaga será da equipe que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas.
Já as duas vagas na Série D do Brasileirão ficarão com os clubes mais bem posicionados no Baianão que não estiverem disputando outras séries.
Em 2023, a novidade no Campeonato Baiano fica por conta das presenças de Jacobinense e Itabuna, que subiram da segunda para a primeira divisão. Além deles, participarão do torneio: Atlético de Alagoinhas (atual campeão), Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense e Vitória.
Com informações do Correio*.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.