Consórcio mineiro se habilita para formular projeto de PPP do Joia da Princesa

EsportesFeira de Santana

Consórcio mineiro se habilita para formular projeto de PPP do Joia da Princesa

Representantes do consórcio já estiveram reunidos com autoridades municipais

Crédito: Divulgação

Um consórcio formado por três empresas do Estado de Minas Gerais foi o primeiro a manifestar interesse em formular um projeto de Parceria Público Privada envolvendo o Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa. Representantes deste consórcio estiveram reunidos com representantes do Governo Municipal e agora têm um prazo de 90 dias para formular e apresentar um projeto que será apreciado então pelo prefeito Colbert Martins Filho. O objetivo é transformar o equipamento em uma arena multiuso, além de revitalizar todo o espaço ao seu entorno.

No Diário Oficial, edição do dia 8 de agosto foi publicado um Edital convoca os interessados em assumir o equipamento esportivo em Parceria Público Privado (PPP). O edital dispõe sobre a solicitação de manifestação de interesse para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos para requalificação, exploração, operação e manutenção do estádio Joia da Princesa, na modalidade de concessão patrocinada. Representantes do consórcio de empresas mineiras tiveram uma reunião com o diretor de Esportes do Município, Emerson Brito, e os secretários Jairo Carneiro Filho, de Cultura Esporte e Lazer, e Carlos Brito, de Planejamento.

O secretário de Planejamento, Carlos Brito foi um dos representantes do Município no encontro com representantes do consórcio mineiro, que estiveram em Feira de Santana conhecendo de perto a parte física do equipamento e, logicamente, se inteirando da parte burocrática que cerca o processo envolvendo a PPP do Joia da Princesa. "Foi uma reunião que tivemos de arranque para a formulação do projeto. Inicialmente, protocolaram a intenção de se habilitarem a participar do processo e depois da aprovação da documentação por parte do Comitê Gestor de Parcerias Público Privadas, foi dado o passo seguinte que consistiu em dois momentos: a visita técnica com o corpo de engenheiros do consórcio e posteriormente este encontro para serem passado detalhes como a nossa legislação vigente da parte de uso e ocupação de solo, de saneamento básico que servirão para a empresa formular o projeto", explicou

EXPERIÊNCIA

A expertise foi um dos fatores principais para que o consórcio fosse habilitado a formular o projeto de PPP. "Uma das grandes experiências desse consórcio foi ter feito a Arena Independência em Belo Horizonte, que utilizada pelo América Mineiro. Isso já nos traz uma ideia de que o caminho pode ser esse a seguir. Eles se mostraram interessados principalmente depois que visitaram o equipamento e em conversa com eles, todos ficaram impressionados com o tamanho, a localização do equipamento e agora trabalharão para apresentarem o projeto", disse Carlos Brito.

O consórcio tem um prazo de 90 dias para apresentar o projeto de PPP que será analisado pelo prefeito Colbert Martins Filho e os membros do Comitê Gestor. "O projeto sendo aprovado, aí virão outras etapas como a realização de audiências públicas, a abertura de licitação para a execução do projeto, que nos dará um equipamento que será utilizado para diversas finalidades, além do esporte. Não existe nada de anormal se entregar a administração destes equipamentos para a iniciativa privada", informou Carlos Brito. "Como eu disse, estamos ainda na fase inicial e no momento ainda é cedo para se falar em forma de exploração. O projeto ainda será formulado, aprovado pelo Município, executado e depois de pronto, vai se avançar em outros sentidos, como por exemplo a forma de exploração", acrescentou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/