Bahia encara Juazeirense nesta quarta, 11, pela estreia do Campeonato Baiano

EsportesElenco reformulado

Bahia encara Juazeirense nesta quarta, 11, pela estreia do Campeonato Baiano

Tricolor estreia na temporada 2023 em Pituaçu

Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Quase dois meses depois de ter conquistado o acesso à Série A, o Bahia entra em campo de cara nova em seu primeiro jogo no ano. A partida será contra a Juazeirense, nesta quarta-feira (11), às 19h15, no estádio de Pituaçu, pela primeira rodada do Campeonato Baiano.

Entre os tricolores, é grande a expectativa para ver o time em ação. A versão 2023 promete ser muito diferente da que foi apresentada nos últimos anos. Sob a gestão do Grupo City, que comprou 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, o elenco foi reformulado. Nove jogadores já foram anunciados e dois estão treinando enquanto aguardam a oficialização. Dezesseis atletas deixaram o clube.

O mercado do Bahia tem chamado a atenção pelo perfil e pelos valores investidos. O clube tem buscado jogadores jovens, com potencial técnico e que no futuro possam garantir retorno financeiro.

O Esquadrão, aliás, bateu recordes em compras de direitos econômicos. O atacante Biel, por exemplo, custou cerca de R$ 10 milhões. Ele pertencia ao Fluminense e chamou atenção pelo Grêmio na Série B do ano passado.

Dos nove atletas que foram apresentados, sete devem estar em campo hoje, já que a CBF antecipou para ontem a abertura da janela de transferência nacional. O goleiro Marcos Felipe, os zagueiros Kanu, David Duarte, Marcos Victor e Raul Gustavo e os atacantes Biel e Everaldo estão regularizados e à disposição do técnico Renato Paiva.

Falando nele, eis outra cara nova. Comandante do acesso, Eduardo Barroca deixou o clube e o português foi o escolhido para dirigir a equipe. Com experiência no Benfica, de seu país natal, Independiente del Valle, do Equador, e Léon, do México, Paiva teve um mês de pré-temporada para implantar sua filosofia.

O sistema defensivo é o setor que sofrerá a maior mudança em relação ao time do ano passado. A tendência é que Kanu e Raul Gustavo formem o miolo de zaga, e o goleiro Marcos Felipe estreará como titular.

"Dentro de campo o professor está testando a forma que ele quer jogar, me testou com o Kanu, com David Duarte, com todos os zagueiros. No que ele precisar eu vou ajudar", disse Raul Gustavo. O defensor chegou do Corinthians no final de dezembro e garante que tem condição de atuar os 90 minutos.

No ataque, Biel e Everaldo devem iniciar jogando. Everaldo tem a missão de ser o artilheiro da equipe, depois de passar três anos no Kashima Antlers, do Japão. Em 2022, o Bahia sofreu na posição após Rodallega se machucar e não conseguir manter o nível no Brasileirão.

Entre os remanescentes da temporada passada, Douglas Borel e Matheus Bahia serão titulares nas laterais, enquanto André está com a seleção sub-20, que vai disputar o Sul-Americano. No meio-campo, Lucas Mugni e Daniel estão cotados para iniciarem o duelo.

Com informações do Correio*.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 11 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/