Brasil domina medalhas nos Jogos Parapan-Americanos

EsportesSantiago 2023

Brasil domina medalhas nos Jogos Parapan-Americanos

País dispara na dianteira da classificação

Crédito: Reprodução/CPB
O Brasil continua a brilhar nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, mantendo-se como líder absoluto do quadro de medalhas com 33 ouros, 21 pratas e 22 bronzes. No segundo dia de competições em Santiago, neste domingo, o país ascendeu ao pódio em impressionantes 30 ocasiões, destacando-se, sobretudo, na natação.

A equipe brasileira de natação conquistou sete ouros em provas individuais e um por equipes, com Gabriel Bandeira alcançando o topo do pódio nas duas provas que disputou na capital chilena. O destaque na natação foi evidente, com nomes como Wendell Berlamino, Douglas Matera, Ana Karolina Soares, Samuel de Oliveira, Lucas Mozela e Talisson Glock também contribuindo para o sucesso do Brasil nas águas. O dia encerrou-se com uma vitória dourada no revezamento 4 x 50m livre 20 pontos, representando o país com Patrícia Pereira, Samuel de Oliveira, Tiago de Oliveira e Laila Suzigan.

No judô, o Brasil conquistou seis medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e um bronze. Destaque para a emocionante final masculina até 60kg, classe J1/J2, protagonizada por Thiego Marques e Elielton Lira. O ouro também foi assegurado por Lúcia Silva na categoria até 57kg para mulheres, e Harlley Pereira na categoria até 73kg masculina. A modalidade brilhou com vitórias e emoções, consolidando a presença brasileira no pódio.

O halterofilismo também contribuiu para o sucesso do Brasil, com Bruno Carra liderando a categoria até 54kg masculina, conquistando a medalha de ouro ao levantar 161kg na final. Outros destaques foram Jose Arimateia Silva, Mateus de Assis e Maria de Fátima Costa, que garantiram medalhas para o país.

O ciclismo trouxe mais três medalhas para o Brasil, com Bianca Canovas conquistando ouro no individual contrarrelógio feminino B, Lauro Chaman garantindo prata no individual contrarrelógio masculino C1-5, e Jady Martins Malavazzi levando a prata no individual contrarrelógio feminino H1-5.

Nas modalidades de futebol, o Brasil manteve sua trajetória vitoriosa, vencendo tanto no futebol de 5 (atletas cegos) quanto no futebol de 7 (jogadores com paralisia cerebral).

Além disso, o Brasil teve desempenho positivo em outras modalidades, incluindo goalball, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. No tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, os atletas brasileiros também brilharam, consolidando a presença do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de 2023 como uma potência esportiva respeitável. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/