Brasil define dupla na canoagem que pode dar mais uma vaga olímpica para Isaquias Queiroz

EsportesPan-Americano

Brasil define dupla na canoagem que pode dar mais uma vaga olímpica para Isaquias Queiroz

Jacky e Filipe vão disputar o C2 500m  

Crédito: Fábio Canhete/CBCa

O Brasil definiu a dupla de baianos Jacky Godmann e Filipe Vinícius Vieira para a disputa do C2 500m no Pan-Americano de Sarasota, nos Estados Unidos, marcado para acontecer entre os próximos dias 23 e 25. A prova vale vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. E o campeão olímpico Isaquias Queiroz pode ser beneficiado.

"O nosso C2 500m tem chance grande de vaga. A gente decidiu que vai com o Filipe e com o Jacky para essa prova. A gente acredita que, se entregarmos tudo, essa vaga vai ser nossa. É uma vaga só, uma prova só. Precisamos ganhar. E os nossos principais adversários vão ser os canadenses", disse Lauro de Souza, o Pinda, técnico da seleção brasileira.

Pelo regulamento da Federação Internacional de Canoagem, Isaquias Queiroz não pode participar do Pan, que serve de pré-olímpico. O baiano já garantiu a classificação para Paris-2024 no C1 1000m. Caso, Jacky e Filipe consigam a vaga, o campeão olímpico poderá fazer dupla com um dos dois na briga por medalha na capital francesa em julho.

"A gente se classificando no C2 500, conseguimos levar três atletas para os Jogos de Paris, e aí jogar com esses atletas as provas que eles vão disputar. Até o qualificatório temos um cenário. Ganhando a vaga, temos outro cenário, com a realização de testes e as possíveis duplas, além de ter dois atletas no C1 1000m. O Isaquias pode ou não estar na dupla também, tudo vai depender dos treinamentos até Paris. O fundamental é ter a vaga e ter três atletas em Paris", explicou Pinda.

Nos Jogos da Rio-2016, Isaquias formou dupla no barco com Erlon de Souza e juntos conquistaram a medalha de prata no C2 1000m. Mas em Tóquio-2020, o antigo parceiro não conseguiu se recuperar de lesão a tempo e ele terminou em quarto na mesma prova ao lado de Jacky Godmann. No entanto, o ouro veio na disputa solitária do C1 1000m.

Aos 23 anos, Filipe Vinícius Vieira também é natural de Ubaitaba e no momento é o principal concorrente de Isaquias. Na Copa Brasil, realizada entre os dias 22 e 24 de março, em Lagoa Santa, o campeão olímpico venceu no C1 1000m, 500m e 200m sempre com o jovem em segundo lugar. No entanto, dificilmente os dois formarão dupla em Paris, caso o Brasil conquiste a vaga no C2 500m já que ambos remam no mesmo lado do barco.

Além da dupla Jacky e Filipe, outra representante da canoagem baiana também vai brigar por vaga no Pan dos Estados Unidos. Nascida em Itacaré, Valdenice Conceição do Nascimento tem boas chances de carimbar o passaporte para a capital francesa no C1 200m feminino. Enquanto no caiaque, o Brasil também pode levar a paranaense Ana Paula Vergutz no K1 500m para a França. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/