Atleta olímpico Ian Matos dos saltos ornamentais morre aos 32 anos
Ian Matos teve uma infecção na garganta
Atleta olímpico dos saltos ornamentais Ian Matos morreu na última terça-feira (21) aos 32 anos, após uma infecção pulmonar. Ele estava internado na Casa de Saúde São Bento, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de outubro. Ele chegou a ter uma evolução, mas piorou na noite anterior e não resistiu.
Ian Matos teve uma infecção na garganta, mas depois a bactéria se alojou no esôfago e em seguida no pulmão. Ele foi um dos primeiros atletas de alto rendimento do Brasil a assumir que era homossexual em 2014 e lutava no movimento LGBQTIA+. Na época, ele disse ter se inspirado no saltador britânico Tom Daley que também havia declarado sua orientação sexual. Ele disputou os Jogos Olímpicos Rio-2016, sendo um dos poucos que se assumiram. Em Tóquio, 45 atletas da delegação se declararam bissexuais ou homossexuais.
Nascido em Muaná, interior do Pará, Ian Matos se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Mundial Junior de 2004. Depois, se mudou para Brasília para se desenvolver como atleta. Nos Jogos Sul-Americanos de 2010, ele conquistou três medalhas de bronze. O saltador ainda disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos (2015 e 2017), Copas do Mundo (2016), Campeonatos Sul-Americanos (2010 e 2014). Na Rio-2016, ele ficou no oitavo lugar no trampolim de 3 metros.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.