Pele roxa de nadadores olímpicos; um mistério a ser decifrado

OlimpíadasFenômeno Surpreendente

Pele roxa de nadadores olímpicos; um mistério a ser decifrado

Especialistas buscam explicar as causas por trás do fenômeno olímpico 

Reprodução: Globo Esporte - Crédito: Henk Jan Dijks/Marcel ter Bals/DeFodi Images/DeFodi

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, as imagens de nadadores com a pele do rosto arroxeada ao término das provas trouxeram à tona uma discussão acirrada. O fenômeno, observado principalmente entre nadadores norte-americanos, gerou questionamentos sobre o papel do doping no esporte, especialmente após declarações de figuras influentes como Michael Phelps. Segundo médicos brasileiros, a coloração roxa pode ser atribuída à vasodilatação, um aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos, ou ao aumento do fluxo sanguíneo, ambos associados ao esforço físico intenso.

A explicação principal oferecida por especialistas, como o médico do esporte Hésojy Gley, é que a pele arroxeada resulta do "flushing", uma forma de rubor facial. Isso ocorre devido à vasodilatação provocada por esforço físico ou condições ambientais, como calor e umidade. O endocrinologista Fabio Moura também aponta que reações alérgicas ou estresse podem contribuir para o fenômeno. Francisco Tostes, outro especialista em Medicina do Esporte, destaca que a hipóxia, ou falta de oxigenação adequada do sangue, pode ocorrer quando os nadadores prendem a respiração durante as provas.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A possibilidade de uso de vasodilatadores e broncodilatadores como substâncias que possam influenciar o desempenho dos atletas e causar o efeito de pele arroxeada é considerada por especialistas. Luiz Eduardo Fonteles Ritt, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ressalta que vasodilatadores podem, sim, provocar a vermelhidão facial, mas o uso de broncodilatadores, principalmente em doses habituais, dificilmente causaria tal efeito. Francisco Tostes ainda enfatiza que o arroxeamento da pele não é um efeito colateral típico do uso de broncodilatadores, e sim a asma mal controlada que poderia resultar em cianose.

A controvérsia se intensificou com as recentes revelações sobre o doping de nadadores chineses antes dos Jogos de Tóquio 2020. A aceitação da explicação da China sobre contaminação alimentar como causa para os testes positivos levantou suspeitas sobre a legitimidade de algumas medalhas. Declarações de figuras importantes da natação, como Brett Hawke e Adam Peaty, alimentaram ainda mais a polêmica, pedindo um exame minucioso dos resultados olímpicos e a aplicação de punições mais severas para casos comprovados de doping.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/