Secretário estadual de Cultura debate demandas da Micareta com artistas feirenses
16 entidades de matrizes africanas foram selecionadas e vão desfilar no Circuito Maneca Ferreira
Um encontro da comunidade artística com o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, levantou as demandas dos artistas sobre o Micareta de Feira de Santana 2024. O encontro, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), aconteceu na tarde dessa terça-feira (2), no Centro de Cultura Amélio Amorim e discutiu a participação dos artistas feirenses na realização de uma das festas mais populares do Estado. A Micareta de Feira de Santana acontece entre os dias 18 e 21 de abril na Princesa do Sertão.
Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o Governo do Estado entende que as ações têm maior efetividade se construídas a partir de um diálogo ativo e sensível. "Assim como fizemos em 2023, voltamos a nos reunir com a comunidade cultural feirense para receber suas reivindicações. Isso auxiliará na nossa participação na Micareta de Feira. Nosso compromisso é com a valorização cada vez maior da diversidade cultural feirense", disse o secretário. As ações do Governo da Bahia para a festa popular de Feira serão anunciadas na próxima semana.
Participaram da conversa agentes culturais do território, como representantes do Grupo Quixabeira da Matinha, do Cortejo Moviafro, da Escola de Samba Nativos de Santana, da Associação Ginga Menino (Bloco da Capoeira) e artistas tradicionais da região como Cescé Amorim, entre outros. Também estiveram presentes o deputado federal Zé Neto e os vereadores Ivambergue, Silvio Dias, Luiz da Feira e Petronio Lima.
Para o representante do Quilombo Quixabeira da Matinha, Guda, esse momento foi muito importante para quem faz a cultura em Feira de Santana e região. "É fundamental o Governo do Estado chegando com Cultura cada vez mais no Portal do Sertão. Esperamos que venha coisa boa para a Micareta de Feira e os artistas feirenses". Val Conceição, do Cortejo Moviafro, concorda com parceiro do território e acredita que deva ser aberto ainda mais espaços de diálogos como esse. "Nada melhor do que o poder público ouvir quem está no contexto, escutar quem faz, quem está diretamente envolvido na festa", finaliza Conceição.
Micareta de Feira é Ouro Negro
16 entidades de matrizes africanas foram selecionadas e vão desfilar no Circuito Maneca Ferreira da Micareta de Feira com apoio do Programa Ouro Negro do Governo do Estado através da SecultBa. Blocos Afro, de Samba, Afoxés e de Reggae vão se apresentar na Micareta ampliando e fortalecendo a diversidade do maior carnaval fora de época do Brasil. Ao todo, foram investidos R$15 milhões no Ouro Negro em 2024 com apoio a grupo na participação em lavagens, festas populares, no Carnaval de Salvador e, agora, na Micareta de Feira.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.