Circuito da Micareta de Feira deve ir até cruzamento da avenida Presidente Dutra com rua Castro Alves
Gestão municipal busca evitar superlotação que ocorreu no Carnaval de Salvador
Para a edição de 2024, a Micareta de Feira chegará com novidades. De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, o já anunciado, prolongamento do circuito irá até o cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Rua Castro Alves e será focado no público infantil. "No ano passado, nós crescemos da Maria Quitéria até a rodoviária e esse ano nós estamos trabalhando o crescimento até a proximidade da Castro Alves. Com isso, nós vamos ter agora um ala infantil, onde nós vamos direcionar atrações para esse público infantil, para as famílias, também começando mais cedo', explica o secretário.
A ampliação do circuito é uma das medidas que a gestão municipal acredita que vai evitar o que ocorreu na capital baiana, onde os circuitos da festa tiveram que ter acesso limitado, em função de superlotação. "No ano passado, nosso prefeito Corbert e toda equipe, toda a gestão, tivemos diversas mudanças e novidades no circuito e um dos pontos muito positivos foi identificado, o crescimento que nós tivemos de espaço para o folião. Então, nós tivemos a criação das praças de alimentação nas transversais, onde as barracas hoje já estão colocadas na Presidente Dutra. Os ambulantes permanecem no circuito, porque é uma estrutura que não traz um impacto como esse em termo de locomoção do folião e entendemos que o folião é o principal artista da nossa festa. Então, a gente precisa ter espaço para o Folião brincar, se deslocar com segurança e nós identificamos também que, com essa alteração, com esse crescimento que nós tivemos do espaço da festa, também diminuiu a questão da violência porque diminui também a questão do atrito entre as pessoas", analisa.
Em contrapartida, Jairo também busca evitar o vazio da avenida, como ocorreu no ano anterior, diante da apresentação de artistas no período da manhã. Os desfiles mais diurnos foi uma novidade da Micareta 2023 e vai passar por alteração neste ano. "Quando a gente fala de fazer uma festa mais cedo, nós estamos falando de um horário por volta de meio-dia. Na terça-feira agora, nós estávamos no Campo Grande, era meio-dia e estava superlotado. Ano passado, realmente a gente veio com esse novo formato, é importante porque você torna uma festa mais segura, começando mais cedo, terminando mais cedo, mas não nesse horário de 9h30, porque realmente foi uma situação que ficou pra poder atender a situação do Governo do Estado naquele momento. Agora, dando início por volta de meio-dia, a gente consegue sim fazer uma festa segura durante o dia, terminando mais cedo e trazendo esse resultado positivo", destaca o secretário.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.