Bahia fica sem previsão para divulgar boletim da Covid-19 após ataque a site de ministério
Polícia Federal investiga circunstâncias do crime
Após site do Ministério da Saúde ser derrubado nesta madrugada, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não há previsão para divulgar o boletim epidemiológico da Covid-19 nesta sexta-feira (10).
"O motivo é o ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde no início da manhã. Todos os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde estão indisponíveis até o momento", pontuou a pasta em comunicado publicado nas redes sociais.
INVESTIGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) informou que a ação se trata de uma cópia de informações na "nuvem" do MS e afastou a hipótese de extração de dados. Peritos agora acompanham o caso e avaliam a qualidade do Backup ministério para saber se é possível restaurar e atualizar o sistema .
O ministro da Saúde se manifestou sobre o caso. "Ação criminosa de um hacker, está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo gabinete de segurança institucional, e hoje o empenho total é para estes dados estarem disponíveis no mais curto prazo possivel", disse Marcelo Queiroga à Globonews. "Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido", acrescentou.
O ataque hacker é reivindicado pelo Lapsus$ Group, que diz ter retirado 50 terabytes de informações do governo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.