Alerta Prime promete mais animação com Arlindinho e Eduardinho FM
O bloco que possui a chancela do Alerta Geral fechou parceria com o Ministério Público da Bahia
Desfilando pela 2ª vez no carnaval, o Bloco Alerta Prime entra no Circuito Dodô (Barra/Ondina), no sábado (18), sob o comando do cantor, sambista e compositor carioca Arlindinho e o baiano Eduardinho FM, apresentado mais uma vez, um tema a inclusivo.
O Bloco Alerta Prime surgiu no final do ano de 2019, com o intuito de levantar a bandeira do samba, num circuito cuja predominância é o gênero da Axé Music e com projetos voltados para inclusão social, trabalha seus temas. A exemplo do 1º ano, que defendeu o tema "O samba sem fronteiras". E para este ano, "Ressignificando Expressões Racistas".
Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança da visão do mundo. Voltado para um discurso inclusivo, não por acaso, as cores do bloco são: preto e dourado. O preto para desassociar a ideia de algo negativo e o dourado é a sofisticação, a contemporaneidade, mas sem deixar de lado a tradição; que vem aliada a fantasia, representada pelo chapéu Panamá.
E para este ano, a agremiação formada por uma diretoria jovem, propõe que expressões racistas devem ser banidas de nosso vocabulário, a exemplo, de: denegrir, lista negra, ovelha negra, criado mudo, entre outras, que ainda resistem ao histórico de escravidão e discriminação do negro. E esta mensagem será passada através do, painel de LED, alas que desfilarão e canais que o bloco pode dispor para divulgar.
Pensando em construir uma sociedade justa, este ano, o Bloco Alerta Prime conta com um forte aliado e parceiro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, que em 2020 abordou esta defesa no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, lançando um guia do que consideram ser expressões racistas, o qual pretendemos distribuir exemplares durante o desfile.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.