Tecnologia e inovação: Feira prepara-se para um novo tempo e novas histórias

Aniversário de FeiraFeira 190 anos

Tecnologia e inovação: Feira prepara-se para um novo tempo e novas histórias

Especial Feira de Santana 190 anos 

Crédito: Divulgação

O grande sucesso do Vale do Silício, berço de empresas como a Apple, Facebook e tantas outras, contribuiu muito para a criação de parques tecnológicos mundo afora nos últimos anos, incluindo o Brasil. Estes passaram a ficar conhecidos como Ecossistemas de Inovação. O termo ecossistema vem da biologia, representando um local onde tem diversos indivíduos e eles acabam colaborando entre si para que todos possam sobreviver, e esse conceito passou também a ser empregado no setor econômico, ou seja: empresas e sociedade como um todo, se adaptando a muitas circunstâncias e com diversos atores pelo desenvolvimento local. A economia de Feira de Santana é diretamente beneficiada.

Como diz Carlos Pitta: "todos os caminhos levam a Feira de Santana", sendo assim, os caminhos da tecnologia também já estacionaram aqui, e a previsão é que cresça cada dia mais. Atuando, colaborando e fomentando diversas entidades na formação e qualificação de proffissionais para a atuarem em tecnologia, a HUB Feira – Espaço de Inovação e Tecnologia de Feira de Santana, chegou à cidade em 2021 e já conta com 22 empresas que de mãos dadas com a HUB, estão fazendo Feira dar um passo importante no caminho da inovação.

O Ecossistema Regional de Inovação se dá nesta articulação entre os diversos atores locais dos setores empresarial e acadêmico, bem como representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada, para que possam interagir entre si e promover o desenvolvimento através da inovação. Juntamente com o HUB, estão a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a Universidade Estadual de Feira de Santana, o SEBRAE e o Santana Valley.

Segundo o CEO do Hub Feira, Breno Caires, a ideia de montar o espaço foi concebida por diversas partes interessadas. "A ideia não é nova e veio sendo desenvolvida por entidades como o Sebrae, Prefeitura e empresas privadas. Então, ela surge das necessidades de todos esses elos em ter um ambiente de inovação e que proporcione o aumento de tecnologia na cidade", explica.

Além do espaço Coworking, a Hub também fortalece a geração de empregos na cidade e oferece diversos programas para que jovens possam se capacitar e fazer parte do mercado que a tecnologia vem abrindo na cidade e fora dela. Um dos cursos, oferece 1.000 bolsas para quem quer aprender a programar, de forma 100% gratuita. "Não estamos falando somente de aprender programação, mas sim, desenvolver uma habilidade para a primeira ou nova pro ssão e tendo a oportunidade de entrar no mercado de trabalho mais promissor do século XXI, que paga os melhores salários da atualidade".

Outra oportunidade surge ainda com a parceria entre o HUB Feira, o Sebrae-BA e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com o programa Hub Residente, voltado para startups e projetos inovadores na região. O programa Hub Residente tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de startups e projetos tecnológicos que se encontram nas fases de ideação, prototipação, MVP ou operação inicial. As propostas selecionadas terão acesso a capacitações, mentorias e às instalações do HUB Feira, tudo de forma gratuita por um período de 6 meses, com possibilidade de extensão por igual período mediante proposta de renovação aprovada pela banca avaliadora. A sede do Hub Feira fica localizada na rua São Domingos.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/