Jornada Pedagógica: professores da rede municipal avaliam restrição do uso de celular nas escolas
Folha do Estado ouviu professores durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025, que ocorre até quarta (5)
Feira de Santana Notícias 24h - A Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Feira de Santana foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (3), no Cajueiro Convenções, com um público de aproximadamente 3 mil professores. O evento, que prossegue até a próxima quarta-feira, nas 210 escolas do município, marca o retorno das atividades para os profissionais, além da preparação para o ano letivo.
Segundo o secretário de Educação, Pablo Roberto, o tema central deste ano será 'Os desafios de cuidar daquele que cuida das nossas crianças e adolescentes'. No entanto, um importante assunto a ser debatido nas unidades será a nova lei que prevê a restrição do uso de celulares pelos estudantes dentro da sala de aula.
Para a professora Ana Azevedo, que ensina na Escola Maria de Lourdes, no Km 7, o uso do celular deve ser moderado, mas não proibido em sala.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Eu acho que o uso de celular em sala de aula tem que ser moderado, tanto por alunos quanto por professores, pois a gente sabe que hoje em dia é uma ferramenta de comunicação extremamente rápida para as famílias e seus filhos. Devemos usar no momento certo, e também é muito utilizado para fazer pesquisas em sala de aula. A proibição total não tem como, é bem complicado. As pessoas hoje usam muito essa tecnologia e é uma ferramenta que a gente utilizada bastante em sala", afirmou em entrevista ao Folha do Estado.
Segundo a professora Paula Costa, no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, a nova legislação trará grandes benefícios para a aprendizagem dos estudantes.
"Estamos na expectativa de um ano letivo muito positivo e cheio de aprendizagem. Na minha opinião, sou a favor, acho que será positivo para os professores, para as escolas, gerirem melhor esse uso da tecnologia, porque será algo utilizado a partir do planejamento do professor. Portanto, sou a favor da proibição", avaliou.
Para Marlede Oliveira, diretora da APLB, sindicato que representa os professores da rede municipal, a restrição do uso do celular em sala pelos estudantes será algo positivo. No entanto, ela reforçou a necessidade de as escolas estarem equipadas com aparatos tecnológicos avançados.
"Eu acho que será muito positivo, porque havia muito desinteresse, falta de atenção por parte dos estudantes na sala de aula. Mas é claro que nós queremos que a escola tenha todo o equipamento de tecnologia avançada, e é preciso também ressaltar a importância do professor na sala de aula. Tem estudante que fica com os fones de ouvido o tempo todo durante a aula, sem nenhuma atenção. Por outro lado, a tecnologia faz parte da aprendizagem também e isso as escolas têm que ter, com vários equipamentos tecnológicos e laboratórios."
A diretora da APLB destacou ainda que não é só papel da escola conscientizar os alunos sobre o uso indiscriminado do celular, mas sobretudo dos pais.
"Já foi sancionado pelo presidente e é lei nacional. Então é preciso que os estudantes tenham essa compreensão e os pais também precisam ter limites. Estamos vivendo em uma sociedade em que o adolescente fica o dia inteiro só no celular e não pode, tem que ter horários. Na escola também tem que haver o momento de ele se dedicar às atividades tanto pedagógicas quanto lúdicas, bem como os intervalos. Além disso, é importante ressaltar que a escola precisa ter um local adequado para o estudante guardar o seu celular e pegar na hora da saída, porque a atenção na sala de aula é de suma importância", concluiu.
A Jornada Pedagógica
O primeiro dia da Jornada Pedagógica 2025 contou ainda com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, e a participação do palestrante, psicólogo e professor Rossandro Klinjey.
Este ano a Jornada Pedagógica aborda o tema: "Inspirar caminhos e transformar vidas: cuidar de quem educa na busca da educação pública de qualidade". Nos dias 4 e 5 a programação continua nas escolas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.