Estudantes do CEEP do Chocolate produzem ovos de Páscoa para escolas

EducaçãoUnidade em Ilhéus

Estudantes do CEEP do Chocolate produzem ovos de Páscoa para escolas

Estão sendo produzidos cerca de cinco mil bombons e 2,5 mil ovos

Crédito: Daniel Thame

Estudantes do curso de Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, que atuam na fábrica-escola implantada pela Secretaria da Educação do Governo do Estado estão produzindo ovos de Páscoa e bombons de chocolate, destinados a alunos de escolas infantis em áreas carentes do município.

Em 2024, estão sendo produzidos cerca de cinco mil bombons e 2,5 mil ovos nas versões 45%, 56%, 61% e 70% cacau, que serão entregues na próxima semana nas escolas infantis Cantinho do Recreio e Nova Jerusalém, na zona norte de Ilhéus, além de uma escola indígena Tupinambá, em Olivença.

A estudante Agatha Campos destaca que "estamos entregando um chocolate de qualidade produzido na escola, preparado desde a amêndoa até a barra e ficamos felizes em proporcionar esse momento especial às crianças. Para nós, o colégio oferece uma experiência única de mergulhar no universo do cacau e do chocolate", disse.

A ideia é promover uma Páscoa com a magia do chocolate de origem do sul da Bahia e com sabor de solidariedade. "É gratificante participar desse curso, aprender uma profissão que tem um mercado promissor e ao mesmo tempo exercer a solidariedade, porque também valorizamos a cidadania no processo de aprendizagem", afirma o estudante Ruaferson Soares Calazans.

"Nessa ação, estamos reunindo muitas coisas boas: o aprendizado dos estudantes, a solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e um produto que faz parte da identidade da região, além da celebração da Páscoa. É um exemplo das diferentes oportunidades que nossa rede de ensino oferece, para dentro e fora da comunidade escolar, e uma demonstração, na prática, do que é educação integral", ressaltou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

Capacitação

Investir na capacitação profissional tem permitido que estudantes recém formados sejam contratados pelas inúmeras fábricas de chocolates que estão consolidando o sul da Bahia como polo chocolateiro, com marcas premiadas no Brasil e no Exterior.

A estudante Sarah Arcanjo ressalta a satisfação com todo processo de aprendizagem. "Essa é uma ótima carreira para os jovens do sul da Bahia, neste momento em que o nosso cacau e o nosso chocolate estão sendo mostrados para todo Brasil, na novela Renascer".

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, os estudantes do CEEP Nelson Schaun têm acesso ao Curso Superior de Tecnologia (CST) em Produção de Cacau e Chocolate, dentro do Programa Itinerário Contínuo. Pela parceria, metade das vagas são destinadas ao CEEP, através do Sisu. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 24 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/