Estudantes com deficiência visual de escolas estaduais em Feira recebem óculos inteligentes

EducaçãoAssistência

Estudantes com deficiência visual de escolas estaduais em Feira recebem óculos inteligentes

Em Feira, 12 unidades escolares mantidas pelo estado tiveram alunos contemplados. 

Foto: Matheus Pereira/ GOVBA

Vinte e um estudantes cegos ou com baixa visão, matriculados na rede estadual de ensino de Feira de Santana, foram contemplados com óculos de última geração denominados OrCamMyEye 2.0. No total, em toda a Bahia, foram entregues 209 óculos, distribuídos entre os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

O ato de entrega dos equipamentos às famílias ocorreu nesta última segunda-feira (29), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que fica ao lado do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), na Avenida Presidente Dutra.

Em Feira, 12 unidades escolares mantidas pelo estado tiveram alunos contemplados, a exemplo do Instituto Educacional Gastão Guimarães, General Osório, Colégio Assis Chateaubriand, entre outras. O dispositivo, que custa em torno de R$ 18 mil cada, possui tecnologia assistiva vestível e é o modelo mais avançado do mundo para pessoas cegas ou com baixa visão.

Em entrevista ao Folha do Estado, o novo diretor do NTE-19, Murilo Ribeiro, que está há menos de uma semana no cargo, celebrou a conquista pelos estudantes, que terão de agora em diante mais qualidade de vida em seus percursos escolares e na vida social como um todo.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE
"Estes são óculos adaptados para estudantes com deficiência visual. É um equipamento de ponta que o governo do estado vem investindo desde 2021, e ontem conseguimos acolher as famílias e os estudantes. Foi um investimento na educação, considerado alto, e as famílias ficaram muito contentes, e vão ter outra qualidade de vida, não só no sentido educacional, mas no sentido geral da vida", declarou o diretor ao Folha do Estado.

Conforme Murilo Ribeiro, em 2021, foram entregues 40 unidades no município. Assim como da primeira vez, nesta segunda etapa, as famílias receberam um termo de responsabilidade pelos cuidados com o equipamento e receberão todo o treinamento necessário para sua utilização em casa e na escola pelos estudantes.

"O estudante fica com o aparelho o tempo todo, é de responsabilidade da família. Há uma previsão do envio de outro lote, de acordo com a necessidade. Há uma projeção, mas ainda sem uma data precisa."

Ele acrescentou que, para ser contemplado, o estudante precisa estar devidamente matriculado na rede estadual de ensino e possuir relatório médico expedido pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial), comprovando a deficiência. 

Foto: Matheus Pereira/ GOVBA
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/