Durante abertura de matrículas, secretário diz que irá contratar mais 250 professores na rede municipal

EducaçãoFeira de Santana

Durante abertura de matrículas, secretário diz que irá contratar mais 250 professores na rede municipal

Matrículas para alunos novos teve início nesta terça-feira e seguem até o dia 20 de janeiro.  

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - A Secretaria de Educação de Feira de Santana deu início, na manhã desta terça-feira (14), ao período de matrículas para alunos novos na rede municipal de ensino. A solenidade de abertura ocorreu na Escola Municipal Monteiro Lobato, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto.

O processo de matrícula segue até a próxima segunda-feira (20). Para o ano de 2025, a rede municipal espera receber 58 mil alunos, 6% a mais em relação ao total de 55 mil registrados no ano anterior. O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Em entrevista ao Folha do Estado, o secretário municipal de educação, Pablo Roberto, destacou que a maioria das unidades já estão com toda a estrutura pronta para iniciar o ano letivo, e poucas unidades precisam fazer reposição de móveis e equipamentos. Além disso, a prefeitura já está adotando todos os trâmites necessários para garantir que não falte professor em sala de aula.

"Nós estamos tratando disso, adotando essas providências, a fim de iniciar o ano letivo sem grandes transtornos. A grande dificuldade que nós temos no momento é realmente com professores. Temos a necessidade de hoje para começar o ano letivo e não deixar ninguém fora de sala de 250 professores. Com essa necessidade, o prefeito já determinou a convocação de 300 aprovados no concurso realizado ano passado, e estamos adotando todas as providências, para que assim que for publicado o resultado final, possamos chamar e eles assumirem a sala de aula."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Prazos

Pablo Roberto reforçou a importância dos pais se manterem atentos aos prazos da matrícula e toda a documentação necessária. Segundo ele, as 210 escolas da rede estão preparadas para receber a população durante todo este processo.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Os pais escolhem a unidade para fazer a matrícula, mas não tendo a vaga naquele local, ele será encaminhado para a unidade escolar mais próxima. Nós já confirmamos cerca de 40 mil matrículas daqueles que já estão na rede, desde a semana passada. E hoje estamos tratando da matrícula para alunos novos, aqueles que vêm de outras cidades, estão migrando de rede, para a rede municipal."

Pablo destacou que foi ampliada a oferta de vagas para este ano e por isso não há necessidade dos pais dormirem em frente à escola para tentar garantir a vaga.

"Muitas pessoas têm ido às escolas, mas não tem necessidade de pernoitar na unidade. Muitas vezes vai acontecer de não ter a vaga naquela unidade, mas nós vamos garantir a vaga de todos os alunos na região de preferência e que mora. Qualquer dúvida, os pais também podem se dirigir à secretaria, estamos com um núcleo lá pronto para atender da melhor maneira possível."

Na manhã de hoje (14), Antônio Carlos Conceição foi matricular o neto João Miguel, no Colégio Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos. Segundo ele, chegou cedo ao local e já encontrou muitas famílias aguardando o atendimento. "Cheguei cedo, e tive um pouco de dificuldade, devido à quantidade de gente, e somente três pessoas para atender".

Já no Colégio Joselito Amorim, no centro da cidade, a movimentação estava mais tranquila, com apenas algumas mães no local aguardando serem chamadas.

De acordo com a vice-diretora da unidade, Kelly da Fonseca, muitas vagas na escola já foram preenchidas, mas sobraram muitas para o período da tarde.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"A movimentação está bem tranquila, e as pessoas estão procurando muito a faixa do 6º ano. Aqui nós ofertamos do 1ª ao 9º ano. Nós estamos com muitas vagas na parte da tarde. O 7º, 8º e 9º já estão completos, que tivemos uma demanda muito grande no ano passado, mas estamos na expectativa de que o turno vespertino supra essa demanda. Quando não há vagas no turno escolhido, nós conversamos com os pais, ofertamos a parte da tarde e eles também estão livres para buscar outras unidades", informou. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/