Conceição do Jacuípe recebe novo Colégio de Tempo Integral com investimento de R$ 35 milhões
O prédio possui 36 salas de aula, biblioteca, teatro com capacidade para 200 pessoas, dentre outros espaços para atividades
A nova unidade contou com um investimento de R$ 35 milhões. O prédio possui 36 salas de aula, biblioteca, teatro com capacidade para 200 pessoas, laboratórios, salas multifuncionais, restaurante estudantil, campo de futebol, pista de atletismo, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva.
Em seu discurso, o governador parabenizou os resultados obtidos pelos estudantes da rede estadual nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e defendeu a implementação da nova lei federal 15.100 que restringe o uso de celulares dentro da sala de aula.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Que orgulho de vermos a nossa rede indo fazer a prova do Enem. Eu quero que os estudantes realizem o sonho deles, botem o pé dentro da universidade e façam os cursos que desejarem. E esse ano é especial, com a lei que estabelece que temos que combinar com a juventude para na hora da aula guardar o celular. Ninguém vai proibir de alguém usar o celular, ele é importante, mas o uso e a forma como é usado é que atrapalha. Tem gente que está diante de uma pessoa com o celular na mão. O que a lei está propondo não é a abominar. O ano letivo foi preparado utilizando o tablet e o celular. Quando for para uso pedagógico a professora vai combinar. A lei que o Lula sancionou não é para prejudicar, pelo contrário. Esta lei estabelece uma trégua e não deixa que o celular atrapalhe a aula. Estamos comprando tablets para distribuir para os estudantes. Essa turma quando sair daqui vai utilizar a Inteligência Artificial e o celular é importante. Se o celular não tivesse sido utilizado com estravagância, não precisaria da lei", declarou o governador Jerônimo.
Ele ainda garantiu que irá trabalhar em parceria com a gestão municipal para trazer mais investimentos na área de educação. "Vou econimizar, pedir ajuda aos meus deputados e deputadas para virmos aqui e dizer: Tânia (Yoshida), a senhora precisa de uma creche? Vamos lhe dar. Precisa de uma escola melhor para o primeiro grau, vamos juntar esse dinheiro e lhe dar. Porque queremos que esse padrão sejam também para as creches", afirmou.
A secretária de educação Rowena Brito destacou que o Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe é um dos maiores do território. Ela ainda falou sobre o acompanhamento que o governador tem dado aos núcleos territoriais.
"Iniciamos o ano letivo inaugurando esta obra aqui, que é uma das maiores escolas deste território. Aqui tem 36 salas climatizadas, restaurantes, teatro. As escolas não estavam fechadas, estavam funcionando nas férias com atividades lúdicas, canto, coral, dança, esportes e alimentação reforçada para os estudantes. E esse de 2025, não tenho dúvida, de que será muito mais potente. Fizemos uma Jornada Pedagógica incrível com os professores. O governador Jerônimo fez uma frente de diálogo com os municípios, de chamar para começarmos o ano letivo juntos, para garantir os 200 dias letivos. Vamos acompanhar de perto as unidades. E temos que comemorar os bons dados da educação da Bahia. Este comemoramos o fato de sermos o 3º estado com maior número de estudantes a acessar a universidade. A rede estadual está em 4º lugar com estudantes que tiveram notas 980."
Para a secretária, a Lei que restringe o uso do celular busca cuidar da saúde mental e a qualidade da aprendizagem do estudante.
"Foi uma lei construída por muitas mãos. E aqui na Bahia temos um plano. No último sábado o governador se reuniu com todos os núcleos territoriais no gabinete para compartilhar com a rede. A gente não vai tirar o celular da vida do estudante, vamos usá-lo com qualidade, como ferramenta pedagógica. A gente está entregando tablets para os estudantes, e nesta escola já foram quase 700 para estudantes de séries estratégicas, para fazer avaliação, acompanhamento; temos um projeto de agência de notícias, mas isso tem que ser orientado. E se a família tem que estar junto com a gente construindo, porque a educação não tem poder de polícia, fazemos a conscientização. E nosso cronograma de implementação todas as famílias serão chamadas esta semana na escola até o dia 14, nós vamos entregar para elas um documento orientador. "
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.