Após início do ano letivo, pais denunciam falta de materiais e professores em escolas municipais

EducaçãoReclamações

Após início do ano letivo, pais denunciam falta de materiais e professores em escolas municipais

O Folha do Estado visitou alguns desses locais e ouviu pais e responsáveis. 

Foto: Amaury Jr./FE

Feira de Santana Notícias 24h - Após o retorno das aulas nas escolas municipais de Feira de Santana, nesta quinta-feira (6), diversas reclamações de pais e responsáveis surgiram reportando falta de materiais e professores em algumas unidades da rede. O Folha do Estado visitou alguns desses locais e ouviu pais e responsáveis.

Na Escola Fabiola Vital, no bairro Campo Limpo, as aulas não iniciaram por falta de equipamentos. E, nesta sexta-feira (7), a direção se reuniu com os pais para explicar a situação. No bairro Papagaio, a Antônio Carlos Pinto de Almeida precisou reduzir o horário das aulas. O motivo, de acordo com uma mãe de estudante, seria a falta de papel higiênico para as crianças. Já na Escola Faustino Dias Lima, inaugurada recentemente no Conjunto Feira VII, mães publicaram vídeos nas redes sociais mostrando a falta de organização no retorno das aulas e salas sem carteiras, apenas com cadeiras plásticas.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A falta de organização na retomada do ano letivo também se refletiu na Escola Chico Mendes, no Campo Limpo. Mães se reuniram ontem em frente à unidade para expressar sua indignação com o cancelamento das aulas para algumas turmas do 6º ano.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Nesta sexta (7), o Folha do Estado entrevistou algumas dessas mães, bem como a direção da escola, para entender a situação.

"A escola está sem professor, sem carteiras, e os novos estudantes chegaram e não sabem se vai ter aula ou não. Uma turma tem, outra não tem, e as mães estão aqui pedindo socorro, precisamos de ajuda, porque a diretora tem feito a parte dela, está nos apoiando, mas precisamos da prefeitura que nos socorra", reclamou Greice Souza, mãe de uma aluna do 6º ano.

A dona de casa Adiva Oliveira Assis contou que a filha está estudante na Chico Mendes pela primeira vez este ano, e se sentiu frustrada ao chegar no local e ser informada de que não haveria aula.

"Ontem viemos trazer as crianças, e fomos informadas pela diretora que o 6º ano C e D, onde minha filha estuda, não terá aula por falta de cadeira, inclusive o 6º ano da tarde também. Então é uma falta de programação do município, sabendo que as escolas não vão mais receber o ensino fundamental, e era preciso organizar isso com antecedência. As crianças ficam na expectativa, minha filha está super frustrada porque estava preparada para vir para a nova escola, e quando chegou aqui ficou sabendo que ia ter aula. São mais de 30 crianças em cada sala, e três salas estão sem carteiras. Além disso, não tem professor de matemática, os outros se apresentaram", detalhou.

Foto: Amaury Jr./FE

Também em entrevista ao Folha do Estado, a diretora da unidade, Lais Lima, justificou que o houve um aumento no quantitativo de estudantes matriculados na escola em 2025, e por esse motivo alguns problemas surgiram.

"Nós iniciamos o ano letivo ontem. A falta do professor de matemática aconteceu por conta do aumento das turmas na escola, uma vez este ano o estado não absorveu a demanda do 6º ano, e nós saímos de seis turmas do 6º ano para 9 turmas. Então garantimos a matrícula para estes estudantes, a maioria da rede das escolas circunvizinhas, mas essa organização em pouco tempo ainda não foi possível. Todos os outros professores nós já conseguimos. E estamos lutando por esse professor de matemática para 40 horas. A Seduc já tem conhecimento dessa falta e a resposta que temos é que vamos conseguir o mais rápido possível", explicou.

Ela informou que no total estão faltando 90 cadeiras para as turmas em questão. "Temos duas turmas do matutino que vão ficar aguardando a chegada dessas novas cadeiras, e uma turma no vespertino. É uma situação que já é de conhecimento também da Secretaria de Educação e estão correndo atrás dessa compra dessas carteiras. A gente não tem uma resposta do porquê não houve essa programação anterior. No caso específico da Chico Mendes, no ano passado, não sentimos falta dessas carteiras porque eram duas turmas que não estavam em funcionamento. Esse ano, o problema surgiu devido ao aumento na quantidade de alunos matriculados. Não tenho condição de colocar esses estudantes aqui sem ter onde sentar. Inclusive ontem passei nas turmas, acolhi esses estudantes, conversei com eles e informei que na próxima semana irei marcar um momento com os pais das três turmas para a gente dialogar novamente", esclareceu a diretora.

Debate na Câmara

O conturbado retorno do ano letivo em algumas escolas da rede municipal também entrou na pauta de alguns vereadores ontem na Câmara.

O vereador Professor Ivamberg (PT) lamentou as denúncias de falta de fardamentos, materiais didáticos, carteiras e professores em algumas turmas de escolas da rede municipal, e alertou ainda para o comprometimento do calendário escolar. "Vejam como vai ficar a reposição dessas aulas, porque, para além dos números, o que nos preocupa é a aprendizagem dos alunos", declarou em seu discurso.

Segundo o parlamento, o secretário de Educação, Pablo Roberto, informou que está em processo de licitação a compra de 12 mil carteiras, fardamento e material didático. Já a contratação de novos professores deve ocorrer o mais breve possível, através da homologação e convocação dos candidatos aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura.

O prefeito José Ronaldo, que visitou algumas unidades na manhã de quinta-feira, para acompanhar o retorno das aulas, também garantiu, em entrevista ao Folha do Estado, que fará o possível para sanar as deficiências presentes na rede.

"Estamos fazendo essas visitas, lutando para que a gente tenha um bom ano letivo em Feira de Santana e possa cumprir tudo o que a gente assumiu, como professores em sala de aula. Ontem (quarta, 5) saiu mais uma etapa do concurso público, e estamos trabalhando para que isso aconteça logo e a gente possa convocar mais professores para suprir essas deficiências que ainda existem em algumas escolas", afirmou.

NOTA DE PREFEITURA

"A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que a atual gestão, que iniciou seus trabalhos em 1º de janeiro de 2025, se dedicou intensamente para adequar, em pouco mais de um mês, todas as 210 escolas da rede municipal, de modo a garantir a normalidade do retorno às aulas, que ocorreu nesta quinta-feira (6). Durante esse processo, foram identificados diversos problemas, incluindo o déficit de cerca de 15 mil carteiras escolares em toda a rede e a carência de profissionais em diferentes áreas, especialmente professores.

A Secretaria de Educação (Seduc) já está preparando licitações para aquisição de novas carteiras escolares e fardamentos, que ocorrerão em breve. Além disso, o prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou a convocação imediata de professores e outros profissionais da educação aprovados no concurso público da Prefeitura, que se encontra em fase final. As convocações serão feitas logo após a homologação do resultado.

Com relação às questões pontuais mencionadas, a Secretaria Municipal de Educação informa que irá adotar providências emergenciais. Ressaltamos que os alunos não serão prejudicados, pois as aulas serão devidamente repostas.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e continua trabalhando para resolver as questões estruturais e de recursos humanos de forma eficiente e célere, garantindo um ambiente adequado para o aprendizado de nossos estudantes."

Leia também: Na volta às aulas, prefeito garante convocar novos professores para suprir deficiências da rede

Encerramento da Jornada Pedagógica marca decisões para o novo ano letivo em Feira

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 07 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/