Produção de ovos bate recorde na Bahia com maior volume registrado em 24 anos
Região de Feira de Santana lidera crescimento
A Bahia bateu recorde na produção de ovos de galinha em 2024, com 88,5 milhões de dúzias produzidas, segundo o IBGE. O destaque é Feira de Santana e região, que concentram 53% desse total, consolidando-se como o principal polo avícola do estado.
Em São Gonçalo dos Campos, o produtor Manuel Cerqueira mantém 9 mil aves que geram cerca de 7.100 ovos por dia. A produção envolve 11 funcionários e estrutura climatizada para garantir qualidade.
De acordo com o veterinário Jair Ribeiro, a climatização dos galpões é essencial para manter a produtividade em regiões de calor intenso como a Bahia.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), Kerley Santos, destaca o avanço do setor, que já reduziu a dependência externa: "Antes, só 20% dos ovos consumidos eram baianos. Hoje, já são quase 50%".
Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios com o custo de insumos, como o milho e as embalagens, que impactam o preço final.
Além dos ovos, a Bahia também registrou aumento no abate de frangos: 130,9 milhões em 2024, alta de 1,8% em relação a 2023.
Fonte: G1
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.