Bahia conquista nota máxima do Tesouro Nacional para gestão fiscal
Esses dois selos de qualidade indicam uma gestão eficiente e informações contábeis consistentes
A Bahia conquistou junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a segunda nota máxima A para a sua gestão fiscal, desta vez com foco na qualidade das informações contábeis e fiscais produzidas pelo Estado. No final de 2023, o governo baiano já havia obtido a avaliação máxima do Tesouro Nacional para a sua capacidade de pagamento ao conquistar a Capag A, que reconhece o equilíbrio fiscal do Estado e a excelência na gestão das contas públicas.
Esses dois selos de qualidade indicam uma gestão eficiente e informações contábeis consistentes, essenciais para o bem-estar da população, conforme o governador Jerônimo Rodrigues.
O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, destacou o baixo endividamento, boas condições de poupança e liquidez, e a modernização do fisco como fatores-chave para esse sucesso. A Bahia também liderou investimentos proporcionais à receita em 2023.
A nota A no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) foi conquistada com 97,15% de acertos, refletindo a confiabilidade das informações fornecidas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
A Bahia também recebeu a nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag), melhorando suas condições de crédito e acesso a novos investimentos. O bom desempenho no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF) garantiu bonificações adicionais.
Fonte: SEFAZ-BA
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.