Núcleo de Mulheres Negras do MoviAfro realiza encontro no Julho das Pretas

Cultura e EventosFeira de Santana

Núcleo de Mulheres Negras do MoviAfro realiza encontro no Julho das Pretas

Evento será realizado no próximo dia 29 de julho 

Crédito: Divulgação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS) irá realizar o Encontro Moviafro de Mulheres Negras. O EMMN existe para o fortalecimento à luta pela igualdade racial e pela equidade de gênero, principalmente em um contexto em que a desigualdade é alarmante e acomete de forma mais agressiva mulheres negras. 

A visibilidade das mulheres negras no interior da Bahia tem avançado paulatinamente, porém é necessário avançar mais e o encontro anual promove essa visibilidade através do lugar de fala, mulheres de diferentes gerações, profissões e formações, moradoras de bairros e distritos distintos conseguem expressar suas indignações, suas lutas, seus questionamentos, suas conquistas e ampliam sua rede de afeto e solidariedade.

Com o tema "Mulheres Negras: Sabores, Saberes e Curas – NUMNEGRAS em luta, sob as bençãos de Mãe Graça de Nanã", o encontro por mais um ano está inserido no Julho das Pretas iniciativa voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o dia 25 de Julho como Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

Durante o encontro, é formada a Mesa Tereza de Benguela onde personalidades negras femininas são convidadas a debaterem com o público presente o tema a partir das suas vivências.

O 7º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será realizado no próximo dia 29 de julho no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) situado a Rua Conselheiro Franco, 66, Centro de Feira de Santana, das 8h ás 14h e oferecerá certificado de carga horária para as pessoas que participarem. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Serão homenageadas também mulheres negras que se destacaram nas mais diversas atividades. Para mais informações, basta entrar em contato através do WhatsApp (75) 982837418.

 A homenageada

Crédito: Divulgação

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Maria das Graças Ferreira Santos, mais conhecida como Mãe Graça de Nanã, é Ialorixá do Ilê Axé Gilodefan, que fica localizado no Distrito de Oliveira dos Campinhos, município de Santo Amaro.

É uma ativista negra que atua contra o racismo religioso e homofobia, está Coordenadora Regional da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB), integrante do Grupo Nacional Mulheres de Axé, membra do Comitê Contra Intolerância Religiosa (Cointer), membra do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS), moradora do bairro do Tomba, tem atuado fortemente não só no combate a todo e qualquer tipo de racismo, feminicídio e misoginiacomo também está a frente na luta em defesa da laicidade do estado e os direitos humanos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/