Fuzuê abre o Carnaval de Salvador com música, fantasias e folia para todas as idades
Bandas de sopro, percussão e grupos culturais animaram Circuito Orlando Tapajós neste sábado
O Fuzuê deu início à maratona carnavalesca de Salvador neste sábado (22), levando bandas de sopro, percussão e grupos culturais ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Com uma proposta de festa sem cordas, o evento antecipou para baianos e turistas a magia do Carnaval, que começa oficialmente na próxima quinta-feira (27).
A abertura do desfile ficou por conta do Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, que partiu do Morro do Gato rumo ao Farol da Barra, resgatando o clima dos carnavais antigos com marchinhas e animação. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou a importância do evento para a renovação da folia. "O Fuzuê é o abre-alas do Carnaval e um momento de celebração para todas as idades. Com essa iniciativa, formamos o folião do futuro, preservando a tradição do Carnaval de rua e incentivando as novas gerações a manterem viva essa festa tão importante para Salvador", afirmou.
Além dos blocos musicais, o sábado também foi marcado pela 7ª edição do Bike Fuzuê, desfile de ciclistas fantasiados que une esporte e diversão. A iniciativa contou com o apoio da Saltur e promoveu um concurso de fantasias, premiando a mais criativa com uma bicicleta aro 26.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões durante o Fuzuê e o Furdunço, a Prefeitura de Salvador montou uma operação especial com diversas secretarias e órgãos municipais. O atendimento médico conta com dois módulos de saúde: um no Farol da Barra, com 20 leitos de observação e um de estabilização, e outro no Morro do Gato (Ondina), com 11 leitos, incluindo um de estabilização. As unidades funcionam das 15h às 6h no Fuzuê e das 12h às 6h no Furdunço. "Estamos preparados para garantir todo o suporte médico necessário aos foliões", afirmou o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves.
Outras ações incluem monitoramento do trânsito pela Transalvador, reforço na segurança com a Guarda Civil Municipal (GCM), ordenamento de ambulantes pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e fiscalização ambiental e sonora pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também atua na higienização das vias, enquanto a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip/Semop) reforça a iluminação nos principais pontos da festa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.