Feira celebra Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga com show especial

Feira celebra Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga com show especial

Os Bambas do Nordeste, ao lado de Neném do Acordeon, comandam o show especial Viva Gonzagão, com convidados ilustres. 

Foto: Danilo Guerra

Neste sábado (14), às 21h, a Cidade da Cultura, em Feira de Santana, será palco de uma grande celebração ao forró e ao legado de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Em comemoração ao Dia Nacional do Forró (13/12), ao aniversário de 112 anos de Luiz Gonzaga e aos três anos da lei que reconheceu o forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, os Bambas do Nordeste, ao lado de Neném do Acordeon, comandam o show especial Viva Gonzagão, com convidados ilustres.

Em entrevista à jornalista Carina Góes, do programa Sem Nome, que vai ao ar de segunda a quinta, sempre às 18h pela Rádio Geral, Matheus, dos Bambas do Nordeste, relembrou que a relação de Luiz Gonzaga com Feira de Santana é histórica.

"Uma de suas primeiras conexões com a cidade ocorreu em 1954, quando gravou a toada Feira de Gado, imortalizando na música a essência do comércio e da cultura feirense. Em 1974, Gonzagão conheceu Baio do Acordeon na cidade e o presenteou com uma sanfona, gesto que fortaleceu o vínculo entre o Rei do Baião e o artista local. Hoje, aos 80 anos, Baio continua ativo, propagando o legado de Gonzaga."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Em 1984, continuou Matheus, Luiz Gonzaga regravou Feira de Gado ao lado de Raimundo Fagner, dando à música uma projeção nacional ainda maior. Nesse mesmo ano, ele foi reconhecido com o título de Cidadão Feirense, selando sua relação com a cidade.

Além dessas, outras histórias e curiosidades sobre Luiz Gonzaga e sua relação com a cidade, resgatando memórias afetivas e culturais também serão contadas durante o show. "É uma oportunidade única para os amantes do forró e da história de Feira de Santana", defende Neném.

Forró o ano inteiro

Segundo o Matheus e Neném, o show celebra não apenas a memória de Gonzaga, mas também o compromisso de manter o forró vivo em Feira de Santana durante todo o ano. Entre as ações destacadas, estão a participação de trios de forró na Micareta de Feira, o envolvimento de 25 quadrilhas juninas e a realização do primeiro Festival de Forró da cidade.

Neném do Acordeon, figura central da Cidade da Cultura, realiza regularmente shows no espaço, que também foi palco do início de sua carreira. Já os Bambas do Nordeste, que completarão 50 anos de história em maio de 2025, prometem um ano repleto de celebrações, com novidades a serem anunciadas em breve.

As mesas para o evento ainda estão disponíveis e podem ser adquiridas pelo telefone (75) 9 8137-1751.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/