Duquesa lança primeiro EP da carreira: 'Sinto Muito'; ouça
A obra é fruto de uma pesquisa íntima pela trajetória da própria artista
Com faixas como "Carta para mim mesma" e "Duas da manhã", primeiros singles apresentados do projeto, Duquesa destrincha de peito aberto sua intensidade em composições para o seu eu lírico. O resultado chega às plataformas de streaming no dia 11 de novembro, sendo o principal lançamento da cantora baiana pela produtora Boogie Naipe, que administra as carreiras de Racionais MC's e Mano Brown.
Em seu primeiro EP, Duquesa sentiu a necessidade de se colocar por inteiro na maneira como apresenta o trabalho de estreia. "Tudo o que eu sinto é muito ardente. Se estiver empenhada demais numa coisa, seja um relacionamento ou uma amizade, eu vou ser muito intensa. Então, costumo dizer que eu realmente sinto muito", enfatiza Duquesa. A cantora colocou em foco suas próprias vivências para então explorar seus sentimentos, seja por meio de um lovesong, um beat mais sensual ou uma composição carregada. "Não posso ser outra pessoa, tenho que ser eu. Esse EP precisava ser 100% eu. Foi muito importante ter tido o tempo de me encontrar e ver coisas que realmente me identifico", completa ela.
"Carta Pra Mim Mesma" é faixa que abre o EP e a que melhor dá o tom do processo criativo do trabalho, que conta com a direção visual do selo CeGê. "Começo esse projeto me apresentando enquanto Jeysa, no meu íntimo e vida pessoal, e logo apresento a Duquesa em 'Duas da Manhã', com uma construção e persona totalmente diferente", explica a artista a respeito das dualidades que atravessam o EP. As outras três composições que compõem a tracklist, são fruto desse processo de autoconhecimento e também de cura.
A faixa "Não Há", com uma participação do cantor mineiro Chris MC, evidencia o lado romântico e as ambições amorosas da cantora baiana, com versos que ditam sobre a construção de uma relação afro-centrada. "Sempre admirei a forma como o Chris se comunica em suas músicas, como ele consegue ser muito aberto, intimista e sincero. Assim, surgiu a ideia de nos juntarmos nessa música, que versa sobre as fragilidades e as sensibilidades do amor preto", pontua Duquesa.
Enquanto "Duas da Manhã" e "Escolhe" apresentam um beat mais sensual, demonstrando confiança para explorar esta outra faceta, a canção "2000" dá lugar para um som mais leve, utilizando vocais calmos e elementos sonoros que destacam a composição. Esta faixa ainda carrega um trecho adaptado da música "21 Questions", do rapper norte-americano 50 Cent. As ondas que delineiam o EP passam por diferentes relações de Duquesa, sejam elas frustradas ou não, em um mix de sonoridades que partem do R&B. "Quis trazer referências como vocais de gospel, instrumentos diferentes e elementos que fizessem toda a diferença dentro do projeto. Acredito que a brincadeira com os interlúdios marcam bem o tom", sinaliza Duquesa, que aponta Frank Ocean, Steve Lacy e SZA como principais referências.
A faixa-título "Sinto Muito" completa o projeto, que firma Duquesa como uma figura promissora da nova cena R&B nacional. Trata-se do ponto de encontro da artista com a faixa "Diz", que marcou o início da sua carreira, passeando por outros ritmos, como o trap e o rap. "Assim como em 'Diz', sendo essa faixa um aquecimento para entenderem o que eu queria fazer, em 'Sinto Muito' é como uma 'parte 2' desse sentimento. Tudo isso para mostrar a versatilidade e ideias", conclui a artista.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.