Cine Zero7Cinco será aberto com a exibição de dois filmes
As exibições iniciais serão realizadas no estúdio criativo e colaborativo Espaço Solar, nos dias 28 e 29
Na Bahia, o acesso ao cinema ainda é um desafio por conta dos preços elevados dos ingressos, pela falta de apoio à indústria cinematográfica e também pela carência de locais para projeção. Ao contrário de Salvador, que possui 64 salas de cinema, Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, conta apenas com nove, divididas em dois complexos.
É necessário destacar também que essas salas existentes em Feira se concentram na exibição de filmes do "circuito comercial". Isso significa que praticamente não existem locais que ofereçam a projeção de filmes fora do convencional e com preços acessíveis para toda população, no maior município do interior, com mais de 600 mil habitantes.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Com base neste contexto será realizado em Feira de Santana, o projeto Cine Zero7Cinco, que tem como objetivo principal proporcionar a comunidade de Feira de Santana a oportunidade de ter acesso gratuito a produções cinematográficas que não são disponibilizadas em salas comerciais e, além disso, fomentar o interesse pelo cinema.
Sessões de abertura
O projeto será aberto na quinta-feira (28) com a primeira sessão de exibição prevista para começar às 17 e a segunda às 19 horas no Espaço Solar, estúdio criativo e colaborativo gestado por Arivaldo Públio (filmaker e fotógrafo), Don Guto (ilustrador, designer e artista plástico) e Ricardo Fontes (fotógrafo).
Nesta data serão exibidos os filmes "Cidade Cinza" (2013), de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo e "Mutirão Plataforma" (2019), dirigido por Arivaldo Públio.
No dia 29 (sexta-feira), o Projeto Cine Zero7Cinco apresenta "Exit Throught the Gift Shop" (2010), dirigido por Banksy, a partir das 17 horas. Em seguida, às 19, o Espaço Solar exibe o filme "Projeto Canudos" (2021), dirigido por Arivaldo Públio e Ricardo Fontes.
Segunda semana de exibições
Abrindo a segunda semana de exibições, no dia 05 de dezembro (quinta-feira), será exibido o documentário realizado sobre dois eventos do BTC (Bahia de Todas as Cores) filmado e dirigido por Arivaldo Públio e o doc "Pixo" (2009), dirigido por João Wainer e Roberto T. Oliveira.
Em seguida, no dia 06 (sexta-feira), será apresentado o documentário "Marco Zero do Hip-Hop" (2014), dirigido por Pedro Gomes e às 19 horas será a vez de "Sabotage Maestro do Canão" (2015), dirigido por Ivan 13P, finalizando a programação do projeto.
O projeto foi desenvolvido inicialmente no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, localizado no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.
As sessões foram fechadas e voltadas de forma exclusiva para estudantes e professores da unidade escolar, com exibição de quatro documentários, com destaque às produções locais: Mutirão Plataforma (2019), dirigido por Arivaldo Públio e Projeto Canudos (2021), dirigido por Arivaldo Públio e Ricardo Fontes.
Acessibilidade
O projeto Cine Zero7Cinco também contribuiu para viabilizar a adequação do Espaço Solar para garantia de acessibilidade de pessoas com deficiência, oferecendo condições ideias para receber esse público, tanto nas sessões de cinema que compõe o projeto, como nas demais atividades promovidas no local.
Ao final de cada sessão de exibição do projeto Cine Zero7Cinco, será realizada uma roda de conversa mediada pelo filmaker e fotógrafo Arivaldo Públio e pelo ilustrador, designer e artista plástico Don Guto sobre os temas tratados nas obras.
Espaço Solar
Criado em 2017, o Espaço Solar, além de estúdio criativo e colaborativo, funciona também como ponto de encontro de artistas, espaço para oficinas e cenário para realização de gravações diversas (shows, clipes, lives, festivais online).
Já foram realizados no Espaço Solar, projetos como o Solar Vibes, Live Solar; Curso de Produção de Vídeo, transmissão do Feira Noise Festival, entre outros.
O projeto Cine Zero7Cinco foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.