Academias de artes e educação de Feira de Santana promovem encontro
Evento aconteceu no Casarão dos Olhos D'água
Na última quarta-feira (8), aconteceu no Casarão dos Olhos D'água, o VI Encontro das Academias de Feira de Santana, com uma programação bastante diversificada. O evento contou com a participação do Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, dos membros das Academias de Letras e Artes, Educação, Feirense de Letras, Metropolitana de Letras, Brasileira de Artes Integradas, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, da Cultive/Suíça, além de estudantes do Colégio Estadual Professor José Valdomiro Santos Conceição, localizado em Coração de Maria (Retiro), acompanhados de professores daquela unidade.
Na ocasião, houve recitação de poesia pelo professor João Patríce de Moraes, um relato emocionante do poema autoral "Somos Você", narrando o sofrimento dos negros na construção da Bahia e do Brasil. Também a estudante Tainá Bitencourt Ramos recitou poesia autoral, denominada "O poder do povo nordestino" e a artista e cantora Joelma Morbeck apresentou a canção "Clara", acompanhada pelo músico João Bosco do Nordeste.
O protagonismo do dia ficou com o professor doutor Aleilton Fonseca, que fez uma palestra sobre a rica história da Bahia, lutas, desafios, os conflitos acontecidos à exemplo da guerra de Canudos, inspirado em Ruy Barbosa, que há alguns séculos externou a indignação diante do que acontecia, e que, ao seu ver, continua atual. Voltou o seu olhar para "Os saberes e os desafios das academias na contemporaneidade", tema da palestra, dizendo que as Academias, por agregarem pessoas que convivem com o saber, pessoas sábias pela experiência de vida, são centros de humanismo, com o objetivo de fundamentar o pensamento democrático moderno, sendo base para o debate das diferentes ideologias dentro do respeito e da convivência fraterna.
O palestrante citou como desafio prático dialogar com a contemporaneidade e com o futuro; para isto, conta com a tecnologia, com a dinâmica da internet, das redes sociais, unindo gerações, apontando caminhos transformadores e renovadores de democratização das academias.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.